A todo momento, novas regras acerca da concessão de aposentadorias pelo INSS estão sendo criadas, assim como diversas exceções. É necessário se manter informado(a) para saber quando cada grupo pode ter direito ao descanso remunerado aguardado por milhões de brasileiros.
Leia abaixo as mudanças no INSS que podem garantir aposentadoria aos 55 anos para alguns trabalhadores.
Novas regras
Em primeiro lugar, é preciso falar da Reforma da Previdência, que ocorreu no fim de 2019, durante o Governo Bolsonaro, para alterar as leis de funcionamento da seguridade social no Brasil. Por essa razão, diversas novidades existem no processo de concessão de aposentadorias que ainda não são completamente entendidas por brasileiros. Portanto, algumas mudanças foram implantadas de forma gradativa para não impactar demais o cenário dos trabalhadores brasileiros.
Leia mais: Novidade: Mais alterações no Bolsa Família este mês; Confira os horários de saque
De acordo com a Reforma, uma das mudanças chamou mais atenção entre os novos requisitos para aposentadoria. Foi anunciada a junção da aposentadoria por tempo de contribuição com aposentadoria por idade, que agora devem ser contabilizadas juntas para aposentadoria do INSS. Também foram mudadas as alíquotas e os valores pagos pela aposentadoria.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Aposentadoria por idade
Agora, para o INSS, a idade mínima considerada é de 65 anos para aposentadoria de homens e 62 anos para mulheres que desejam parar de trabalhar. As novas idades mínimas funcionam com base nas propostas da Reforma de unir contribuição com idade para conceder o direito à aposentadoria.
Leia mais: Beneficiários do BPC LOAS vão receber 13º salário em 2023? Confira as últimas notícias
Dessa forma, aqueles homens que queiram se aposentar com idade mínima de 65 anos, deverão ter, pelo menos, 40 anos de contribuição. Já as mulheres deverão ter no mínimo 35 anos de contribuição, contando com uma idade mínima de 62 anos.
Aqueles que já contribuem há tempos para o INSS, desde antes da Reforma Previdenciária, podem ter direito às regras antigas para suas aposentadorias, para uma transição mais orgânica e menos impactante.
Quem pode se aposentar aos 55 anos?
Desse modo, com todas as alterações decorrentes da Reforma, fica cada vez mais difícil conseguir a aposentadoria do INSS aos 55 anos, não é mesmo? Mas para alguns grupos, isso ainda pode ser possível. No entanto, ainda é algo apenas para mulheres.
Leia mais: Ótima notícia: Microempreendedores podem aumentar salário da aposentadoria; Veja como funciona
Primeiramente, com as novas regras do INSS, que se baseiam em um sistema de pontuação, a idade e o tempo de contribuição de mulheres deve somar 89 pontos, e uma brasileira com 55 anos e 34 anos de contribuição conseguirá o benefício.
Além disso, trabalhadoras rurais com pelo menos 15 anos de trabalho e mulheres com deficiência também estarão aptas para solicitar aposentadoria aos 55 anos.
Portanto, é de extrema importância que você se mantenha atualizado(a) nas atualizações do INSS para garantir que esteja apto a conquistar a aposentadoria remunerada.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!