O 13° salário INSS tem sido aguardado pelos aposentados. Afinal, nos últimos anos o abono foi adiantado, uma prática adotada pelo antigo governo para auxiliar os segurados durante a pandemia da COVID-19.
Portanto, a antecipação do abono natalino é algo que gera expectativas, mesmo após o retorno à normalidade no país, sendo a decisão do novo Governo Lula sobre a prática ainda gera dúvidas. Como não houve pagamento do valor no final do ano, muitos aguardam o pagamento.
Veja aqui como fica o depósito do 13° salário INSS. Além do cronograma oficial.
13° salário INSS
O décimo terceiro salário foi criado em 1962, há 60 anos. Ele é uma gratificação garantida aos profissionais que trabalham com carteira assinada em uma empresa. Portanto, o pagamento é um salário extra a ser recebido no fim do ano. Por isso, o nome “abono natalino”.
Sendo assim, o valor a ser recebido é obtido por meio de um cálculo simples. Por exemplo, um mês de trabalho é considerado válido por 15 dias trabalhados. Portanto, cada 15 dias de serviço garante direito a 1/12 do salário de dezembro. Mas vale ressaltar que o 13° salário é pago também aos aposentados do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Adiantamento do abono
Como mencionado anteriormente, receber o 13° salário INSS de forma antecipada tornou-se um hábito. Afinal, essa foi a ação tomada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, garantindo o pagamento de metade do valor durante os primeiros meses do ano. Sendo assim, a população brasileira foi auxiliada durante a crise econômica e sanitária na pandemia.
Leia mais: Péssima notícia: INSS vai cortar benefícios; veja a lista de cortes!
No entanto, com a mudança de Governo, também há transformações nos pagamentos. Ao que tudo indica, o Governo Lula não deve aderir aos métodos de pagamento do 13° salário INSS em semestres diferentes. O certo é manter o seu formato original pré-2020. Portanto, o INSS afirma não ser sua responsabilidade o pagamento de parcelas não confirmadas pelas autoridades, nem a criação de medidas para essa ação.
Pagamento 13° salário INSS em duas etapas
Segundo o calendário de pagamento do 13° salário INSS em 2023, os depósitos devem ocorrer em duas etapas. Todavia, o início é em agosto/setembro (primeira parcela) e a segunda em novembro/dezembro (segunda parcela).
Leia mais: Acaba de sair: regras para receber vale-gás em fevereiro! Consulte
Portanto, as datas para aqueles que recebem valor de um salário mínimo são diferentes daqueles que ganham mais que o piso salarial. Sendo assim, para o primeiro grupo o pagamento da parcela um terá início em 25 de agosto e vai até 8 de setembro. Mas a segunda parcela será paga a partir de 24 de novembro, com fim do prazo em 7 de dezembro.
Entretanto, os que recebem mais de um salário mínimo, a primeira parcela será paga a partir do dia 1º de setembro, e a segunda a partir de 1º de dezembro. Confira abaixo o calendário:

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!