Um problema de saúde temporário pode ser motivo de afastamento do trabalho e/ou suas atividades, de forma emergencial e sem preparo por parte do trabalhador. Nessas situações, é possível solicitar um auxílio do governo para amparo financeiro. No entanto, isso pode também ser a porta de entrada para concessão de uma aposentadoria a este trabalhador. Veja a seguir como conseguir auxílio-doença.
Entenda a seguir como o seu auxílio pode favorecer a sua aposentadoria no futuro.
Como conseguir Auxílio-doença
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que é o auxílio-doença e como ele funciona. Na verdade, o nome diz tudo: é um auxílio para aqueles que comprovam incapacidade temporária para trabalhar, em razão de alguma doença.
Leia mais: Vitória: Confira calendário de pagamentos do Bolsa Família em fevereiro
Quando comprovada a situação de saúde que requer afastamento do trabalho de forma emergencial, sem planejamento do trabalhador, é possível solicitar o auxílio quando ausente por, no mínimo, 15 dias.
Porém, um dos requisitos necessários para concessão do auxílio-doença é ter contribuído para o INSS por, pelo menos, 12 meses. Isso ocorre em razão do auxílio ser pago pela entidade, da mesma forma que a aposentadoria.
Dessa forma, também será feita, ocasionalmente, uma perícia médica para comprovar o estado de saúde do trabalhador, bem como sua aptidão para voltar ao trabalho após um curto período de liberação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Aposentadoria por invalidez
Por outro lado, a aposentadoria por invalidez, ou incapacidade permanente, é aquela em que não só a doença é usada como critério, mas sim a completa incapacidade do cidadão em efetuar suas tarefas diárias.
Leia mais: Lula faz declaração polêmica sobre o Bolsa Família? Confira!
Da mesma forma que o auxílio-doença, esse tipo de aposentadoria também exige uma perícia médica que comprove a situação do indivíduo. Existe uma lista de condições que automaticamente qualificam alguém para receber esse benefício do INSS, como cegueira, cardiopatia grave, paralisia irreversível, doença de Parkinson, entre outras.
Lembrando que, para essa categoria, não existe prazo de recuperação, uma vez que a incapacitação deve ser permanente.
Como o auxílio-doença pode virar aposentadoria
Finalmente, você deve saber que é possível transformar um auxílio-doença em aposentadoria por incapacidade permanente, e garantir que um benefício temporário se torne um salário do INSS. Conforme esperado, o início do processo é uma perícia médica.
Leia mais: Novidade: Dá para se aposentar pelo INSS com menos de 60 anos? Saiba aqui
Antes de tudo, porém, você deve estar ciente de que a transição não ocorre de forma simples, como tempo de recebimento do auxílio-doença. Você deve, comprovadamente, ter se tornado incapaz de realizar suas funções ao longo do benefício temporário, e, portanto, ser apto para aposentadoria por invalidez.
Quando confirmado que todos os requisitos da aposentadoria são conferidos, é possível buscar a transição através da solicitação de uma perícia médica do INSS, ou até mesmo de forma judicial.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!