A antecipação do saque-aniversário do FGTS pode acabar a partir de março. O adiantamento é um tipo de empréstimo ofertado pelos bancos brasileiros.
Luiz Marinho, o Ministro do Trabalho e Previdência, afirmou que quer acabar com o saque-aniversário do FGTS.
Marinho vai propor fim do saque-aniversário do FGTS na reunião do Conselho Curador do FGTS, que vai acontecer em março, mas que ainda não há detalhes de como ficará a situação de quem já antecipou. Dessa forma confira a seguir mais informações:
O que os bancos dizem sobre mudanças no FGTS
A FEBRABAN diz que está conversando com Marinho. A ideia é apresentar os detalhes sobre o uso do saque-aniversário do FGTS como instrumento de garantia para concessão de crédito consignado.
A extinção dessa modalidade reduzirá as opções que uma parcela dos trabalhadores brasileiros tem para acesso a recursos no mercado de crédito, ficando assim sujeita a taxas mais elevadas. A medida afetará cerca de 70% dos tomadores usuários dessa linha, que estão negativados e não terão acesso a outra fonte de crédito.
Leia mais: Surpresa: Pagamentos de abono salariais começam em fevereiro; Confira como receber
Segundo a FEBRABAN, a antecipação é algo vantajoso, além disso, complementa que:
“É uma interessante opção para os tomadores de crédito, tem caráter voluntário, é segura e apresenta taxas competitivas entre as existentes no mercado”
O que é antecipação do saque-aniversário?
A antecipação do saque-aniversário é um tipo de empréstimo, que consiste na utilização do FGTS como garantia, as taxas de juros tendem a ser mais baixas do que outras linhas de crédito. Na Caixa, por exemplo, a taxa de juros é de 1,79% ao mês. Todo consumidor que faz a antecipação do saque-aniversário recebe todo o dinheiro contratado de uma vez e usa o saldo do FGTS para pagar o empréstimo.
Leia em seguida: Notícia boa: R$ 1150 disponíveis para os aposentados; Veja como sacar e quem tem direito
Para quem já contratou o empréstimo a situação ficará desta maneira:
Os contratos, empréstimos, e tudo que foi feito com base na lei anteriores, precisa obedecer às regras do momento da contratação. Não pode vir nenhuma lei para piorar a situação. Com a lei, todos os funcionários vão precisar pagar de uma vez o empréstimo? Não pode de forma alguma.
O que é o saque-aniversário do FGTS?
O saque-aniversário do FGTS é a possibilidade do trabalhador de sacar uma parte do FGTS uma vez por ano. Quem escolhe essa modalidade não poderá sacar o saldo total da conta caso seja demitido sem justa causa. Caso a demissão acontecer, o beneficiário receberá a multa de 40% do FGTS, fato que não é alterado.
Leia em seguida: Urgente: Governo confirma PAGAMENTO EXTRA do INSS; Veja o calendário!
O saque-aniversário do FGTS é depositado uma vez por ano na conta do trabalhador, no mês de aniversário.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!