O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) constantemente realiza uma análise em todos os benefícios pagos para aposentados e pensionistas, isto porque, é necessário verificar se existem beneficiários que não se enquadram mais nas regras do benefício que estão recebendo, podendo ter seu benefício cancelado.
Foi o que aconteceu com uma beneficiária que teve o seu benefício de pensão por morte cancelado, após julgamento do Instituto, o benefício era pago para a beneficiária há mais de 40 anos, após a morte de seu marido em 1979.
O que é a pensão por morte?
A pensão por morte é um tipo de benefício que é pago pelo INSS com o intuito de favoreces as pessoas que eram dependentes de um beneficiário do INSS que veio a óbito, mesmo ele não sendo aposentado na hora de sua morte.
Desse modo, para poder ter direito ao benefício é preciso preencher vários requisitos, mas por mais que exista uma análise do Instituto, algumas vezes alguns benefícios indevidos acabam passando e o órgão acaba sendo alvo de fraudes. Assim, caso o INSS constate a fraude do benefício, ele pode vir a cancelar os pagamentos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que aconteceu no caso da beneficiária que teve seu benefício cancelado?
Após o INSS cancelar o benefício da segurada, ela foi convocada à apresentar documentos pessoais, documentos do seu marido e também dos dependentes, para comprovar que ela estava apta a receber o benefício.
Leia Mais: Notícia quente! Aposentadoria indevida é considerada crime; Saiba como evitar
No entanto, a beneficiária recorreu à Lei nº 8213/91 que diz que o INSS só pode fazer a revisão e o cancelamento do benefício a até 10 anos após o início do seu pagamento. Assim, como já tinham 40 anos que ela recebia, segundo a lei, o INSS não poderia cancelar o seu benefício.
Ao entrar na justiça com o pedido, ele acabou sendo negado e a beneficiária teve que recorrer ao Tribunal Regional Federal (TRF), que verificou que o prazo da revisão realmente já havia passado, e entendeu que o benefício da segurada não poderia ser cancelado pelo INSS.
Cancelamento de Benefícios do INSS
É normal que o INSS faça revisões em benefícios periodicamente para tentar evitar fraudes e uso de ma-fé de benefícios, no entanto, são normalmente solicitados documentos simples para fazer a revisão e os segurados ficam com medo de acabar com seu benefício cancelado.
Leia Mais: Acaba de sair! Saiba como você pode receber valor extra em sua aposentadoria
No entanto, muitas vezes essas cartas de notificação são enviadas para segurados apenas par atualização dos benefícios segundo o INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Assim, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira mais novidades sobre o pagamento do 14º Salário do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.