Algumas pessoas se perguntam se é possível fazer do auxílio-doença uma aposentadoria. Respondendo essa pergunta, vamos explicar melhor para você o que significa esse benefício do INSS. Leia com atenção até o final.
Leia em seguida: Surpresa: Governo anuncia cartão especial aos beneficiários do INSS
O que é o auxílio-doença
Esse benefício é uma forma de assegurar financeiramente pessoas que não conseguem prover o próprio sustento devido alguma limitação de saúde. Seja por acidente, causas naturais ou doenças de nascença, o INSS analisa os casos separadamente a partir de uma perícia e determina quem pode receber o auxílio.
Em casos de situações reversíveis, o auxílio é pago até o trabalhador se recuperar. Em situações permanentes, o auxílio pode seguir por mais tempo ou pela vida toda.
Leia em seguida: Notícia quente: Aposentadoria indevida é considerada crime; Saiba como evitar
Aposentadoria por invalidez
Pessoas que possuem um quadro de invalidez permanente e sem chances de reversão podem ser aposentar pelo INSS. Contudo, assim como as outras, ela pode ser revista.
Depois de dois anos consecutivos recebendo este benefício, ele se torna automaticamente uma aposentadoria. Esse prazo é previsto por lei, desse modo, deve ser respeitado pelo INSS.
Leia em seguida: Acaba de sair: Saiba como você pode receber valor extra em sua aposentadoria
Casos onde a conversão não é automática
O INSS possui um sistema eficiente, contudo, nem sempre as conversões de aposentadoria são feitas automaticamente. Primeiramente, o que deve ser feito é buscar seus direitos através de um pedido judicial depois do prazo de dois anos.
No entanto, é preciso ter comprovação médica de que o caso é realmente irreversível e que os benefícios devem continuar sendo pagos. Um advogado especialista neste tipo de caso pode te auxiliar a conseguir essa aposentadoria.
Leia em seguida: Ótima notícia: PIS/PASEP será pago em dobro? Saiba como receber
O que precisa para tornar o auxílio uma aposentadoria
- Possuir 12 meses de carência, com exceção dos casos previstos no art. 26, II e no art. 151 da Lei 8.213/91 que você pode consultar na Lei de Planos e Benefícios da Previdência Social
- Da mesma forma, possuir qualidade de segurado, comprovadamente por especialistas
- Por fim, apresentar incapacidade permanente para o trabalho comprovada por documentação médica
Leia em seguida: Notícia quente: Aposentadoria indevida é considerada crime; Saiba como evitar
Pega a dica!
Na hora da perícia, vale a pena chegar preparado e seguir algumas dicas para garantir seu benefício. Não precisa ter medo de ter reconhecida a necessidade de aposentadoria, ela não irá afetar o recebimento do auxílio-doença.
Leia em seguida: URGENTE: Pagamento de pensão por morte é cancelado pelo INSS; Saiba mais a seguir sobre decisão
Ainda, leve documentos, provas, declarações médicas e todo material necessário para comprovar que realmente não há possibilidade de trabalhar e prover o próprio sustento. Quanto mais material de provas, mais chances de aprovação.
Gostou do nosso conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!