O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é sem dúvida um dos principais direitos que os trabalhadores com carteira assinada têm. Dessa forma, também é o recurso financeiro mais famoso entre os brasileiros, pois em alguns casos esses funcionários conseguem iniciar os pagamentos de sua casa própria. Mas, você sabe quanto tempo o FGTS demora cair na conta?
Leia mais: 6 maiores dúvidas sobre empréstimo consignado
O fundo de garantia existe graças aos depósitos que as empresas empregadoras realizam mensalmente em nome de cada funcionário. Porém, muitas pessoas costumam não mexer nesse dinheiro até que aconteça algum evento inusitado como demissão, financiamento imobiliário ou campanhas governamentais.
Entenda agora quanto tempo demora para o FGTS cair na conta!
FGTS: quanto tempo demora para cair na conta?
Em primeiro lugar deixamos claro que não é possível sacar o FGTS a qualquer momento, então existem algumas modalidades de saque que vamos te explicar logo no tópico a seguir.
Em geral, o trabalhador pode solicitar o saque através do aplicativo do FGTS, que está disponível tanto para Android como para iOS, com isso os serviços ficam mais ágeis e confortáveis. Isso porque no app você não encontra filas nem burocracias para saque, além de ter acesso ao saldo rapidamente e solicitar o depósito em outra conta.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Uma vez que você solicita o saque, a instituição financeira tem o prazo de até 5 dias úteis para disponibilizar o valor e enfim você, trabalhador, ter o seu FGTS em mãos. Contudo, vimos que esse saque nem sempre está disponível, então confira logo abaixo quais são as situações nas quais você pode sacar seu fundo de garantia.
Quando posso sacar meu FGTS?
Por mais que todo mês os empregadores realizem o depósito no fundo de garantia, não é sempre que o funcionário tem o direito de retirar esse valor. Além disso, dependendo da situação não é possível nem retirar todo o valor, apenas um percentual específico fica disponível.
Essas são as situações que permitem saque, conhecidas como modalidades de saque:
- Demissão sem justa causa
- Rescisão por culpa recíproca ou força maior
- Rescisão antecipada ou término de contrato
- Extinção da empresa
- Falecimento do empregador individual
- Aposentadoria
- Conta inativa
- Falecimento do trabalhador
- HIV
- Câncer
- Suspensão do trabalho avulso
- Maiores de 70 anos
- Compra da casa própria
- Saque aniversário
Leia mais: Auxílio Brasil pode acabar em 2022!
Vale a pena aprofundar um pouco mais no saque aniversário, pois essa é uma das modalidades que mais ajudam os trabalhadores a ter acesso ao seu fundo. O saque aniversário surgiu em 2020, com isso a cada ano, no mês do seu aniversário, o funcionário tem direito a retirar um percentual do seu FGTS. Dessa forma, muitos trabalhadores conseguem pagar contas, investir e até financiar novos imóveis.
Gostou das informações sobre o FGTS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: