O programa fim das dívidas, o Desenrola Brasil, deve ser lançado nos próximos dias. Afinal, essa foi a declaração da presidente da Caixa, Rita Serrano. Esse é um projeto de renegociação de débitos desenhado pelo Ministério da Fazenda.
De acordo com ela, é preciso manter o banco sustentável economicamente, sem abrir mão de atender as famílias brasileiras. Todavia, o ministro Fernando Haddad também disse que está se preparando para apresentar o programa ao presidente da República.
Segundo Haddad, há cinquenta milhões de negativados, sendo que essa é a população que recebe de zero a dois salários mínimos. Para ele, é preciso reestruturar as famílias. Confira como funciona o programa fim das dívidas.
Veja como funciona o programa fim das dívidas
O refinanciamento de débitos deve ter um desconto mínimo obrigatório para ser oferecido aos endividados. Todavia, o público-alvo do programa fim das dívidas deve ser as pessoas com renda mensal de até dois salários mínimos.
Conforme o desenho feito até agora, cada credor terá liberdade para determinar o porcentual do desconto que vai oferecer. Mas é preciso definir se esse desconto será sobre os juros de mora ou o valor de face da dívida. Entretanto, também deve-se estabelecer as condições de quitação e dar um prazo mínimo e máximo para pagamento parcelado.
Leia mais: Quem pode receber Auxílio Doença do INSS? Saiba aqui
O programa fim das dívidas tem o objetivo de reduzir o endividamento recorde das famílias brasileiras. De acordo com dados divulgados, são 80 milhões de pessoas, seja de dívidas bancárias ou não.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Programa Bolsa Família
A presidente da Caixa também declarou que o novo cartão do Bolsa Família terá função de débito para os beneficiários. Além disso, o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse que a Caixa terá estrutura em bases do Exército próximas a territórios Yanomami. Afinal, eles estão no centro de uma crise humanitária no Norte do país. De acordo com Dias, o objetivo é ter um atendimento mais humanizado, tendo o apoio da Caixa.
Leia mais: Veja: Como fica 14º salário no Governo Lula? Entenda a situação
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!