Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber um aumento do valor de seu benefício mensal após fazer a revisão da vida toda. Isto porque, com está revisão será incluído no cálculo da aposentadoria todo o período que o segurado recolheu contribuição com o INSS.
Ocorre que as aposentadorias calculadas antes da Reforma de 2019 não consideraram as contribuições feitas pelos segurados anteriores a julho de 1994. Ou seja, no cálculo apenas foram considerados os valores que os segurados recolheram a partir da criação do Plano Real.
Desse modo, o INSS optou por não incluir as contribuições feitas na moeda do cruzeiro real, pois seria necessário converter o valor para real para depois fazer o cálculo.
No entanto, como Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o cálculo que não incluiu todo o período contributivo é injusto, os beneficiários que se aposentaram entre 1999 e 12 de novembro de 2019 podem fazer o pedido da revisão do benefício recebido.
Dessa forma, alguma aposentados podem receber um aumento de mais de R$ 1.000,00 em seu benefício.
Porém, é necessário tomar cuidado, pois criminosos estão aproveitando que a maioria destes beneficiários são idosos para enganar e aplicar golpes. Entenda.
Quem tem direito a revisão?
Para ter direito a revisão o segurado deve ter feito o pedido de concessão de aposentadoria 1999 e 12 de novembro de 2019, um dia antes de a reforma da previdência de 2019 ser aprovada.
Leia Mais: Urgente: R$ 150 a menos no Bolsa Família? Entenda o que aconteceu
Isto significa que quem se aposentou após a reforma previdenciária de 2019 não poderá pedir a revisão do benefício. Com exceção daqueles que se aposentaram com base nas regras de direito adquirido.
No entanto, para pedir a revisão o aposentado não pode ter recebido seu primeiro salário benefício há mais de dez anos, pois neste caso o aposentado perde o direito de discutir sobre o benefício adquirido.
Existe algum grupo com mais vantagens na revisão da vida toda?
A revisão da vida toda poderá aumentar o valor do benefício de diversos aposentados, mas, ao mesmo tempo, outros beneficiários podem ter seu benefício diminuído ou não ser agraciado com nenhuma diferença no valor do salário ao fazer o novo cálculo.
Leia Mais: Acaba de sair: Prova de vida do INSS deixam de ser obrigatórias? Entenda
Desse modo, especialistas afirmas que os aposentados que recolheram a contribuição do INSS por pouco tempo após 1994 ou aqueles que recebiam um alto salário antes de 1994 ou aqueles que começaram a receber um valor mais baixo depois de 1994 é que podem se beneficiar melhor da revisão da vida toda, pois o valor dos reajustes para estas pessoas poderá ser maior.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Golpe da Revisão da Vida Toda
Depois que o STF aprovou a revisão da vida toda, muitos idosos estão sendo abordados por criminosos que afirmam fazer parte de escritório de advocacia ou do próprio INSS e dizem que a revisão da vida toda está disponível para coletar informações e documentos dos aposentados.
Leia Mais: Novidade: Entenda o que é o 14º salário; Lula confirma pagamento do abono?
Dessa forma, é importante se atentar e não fornecer nenhum tipo de documento para pessoas que você não conhece e não são de sua confiança, pois pode se tratar de um criminoso querendo roubar seus dados.
Portanto, se você quer revisar sua aposentadoria, procure um profissional de confiança para fazer os cálculos e avaliar se compensa ou não fazer o pedido de revisão da vida toda.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira mais novidades sobre o 14º Salário do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.