A prova de vida inss 2023 é muito importante e até essencial para o beneficiário manter o pagamento no dia a dia. Afinal de contas, o valor pago ao aposentado e pensionista é essencial para a subsistência.
Então, fazer a prova de vida inss 2023 não pode ficar para trás e não podemos esquecer. Contudo, a partir de agora, há uma facilidade a mais para o cidadão que precisa do dinheiro do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
Isso porque agora a responsabilidade e coletar os dados para a prova de vida é do próprio INSS. Desta maneira, o órgão vai cruzar os dados das pessoas, como vacinação em dia, imposto de renda e outros dados. Com isso, já vai ter o que se precisa, sem que o beneficiário precise se preocupar.
É possível fazer a prova de vida inss 2023
No entanto, também é possível que o beneficiário faça a prova de vida inss 2023 de forma voluntária. Assim, também vai ajudar o INSS e, com isso, também vai conseguir minimizar o risco de ter problemas com o benefício.
Isso porque, quando o INSS faz a prova de vida do beneficiário e encontrar inconsistência, vai notificar a pessoa. Então, com essa antecipação própria fica ainda melhor para evitar riscos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Afinal de contas, se for notificado, o beneficiário terá um determinado tempo para comprovar a vida. Caso contrário, o INSS vai suspender o pagamento do benefício por 30 dias.
Entretanto, se o beneficiário ainda não conseguir comprovar a prova de vida inss, vai perder o benefício. Neste caso, teria que entrar com um novo processo na Previdência Social, como se ainda não fosse aposentado.
Leia em seguida: Consulte aqui: Pagamento de atrasados do INSS retorna!
E isso acontece para o INSS minimizar o risco de fraudes e de problemas com rombos que sempre aconteceram. Vale lembrar que, em 2019, houve uma reforma da previdência, de grandes proporções, para diminuir o rombo e melhorar a saúde financeira do INSS.
Como fazer a prova de vida inss 2023 sem sair de casa?
Agora, o beneficiário que for fazer a prova de vida voluntária, poderá realizar sem nem sair de casa. Para isso, basta usar o aplicativo ‘Meu INSS’, do Governo Federal. Neste caso, também tem que ter uma conta no portal Gov.BR, onde terá acesso a todos os seus dados.
Leia em seguida: NOVA APOSENTADORIA POR IDADE; INSS divulga novas regras para quem tem de 55 a 65 anos; Saiba mais a seguir como vai funcionar essas mudanças
Por lá, vai poder emitir os documentos, enviar tudo digitalizado e não precisar nem se preocupar com mais nada. Inclusive, não vai nem precisar ir pessoalmente ao INSS para var a prova de vida 2023.
Então, o beneficiário do INSS precisa sempre ficar atento a todos esses detalhes. Assim, fazer a prova de vida inss 2023 vai também ser um ato de cidadania e contribuição, evitando que o dinheiro vá para um destino que não seja o correto.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Veja em seguida: INSS: Beneficiários não tem mais que fazer prova de vida em 2023? Saiba mais!