Diversos aposentados já estão recebendo valores referentes à Revisão da Vida Toda, sendo assim, saiba o que você precisa fazer para receber também!
Os valores se comparam a pequenas fortunas, e ajudam muitos aposentados a realizarem seus sonhos, quitarem dívidas, auxiliar a família, abrirem um negócio próprio, e muito mais!
Saiba a seguir, o que você precisa fazer para ter em mãos valores altos em dinheiro!
Como funciona a Revisão da Vida Toda?
Antes de mais nada, você precisa entender que a Revisão da Vida Toda, é uma revisão que vai olhar para toda a sua vida de trabalho e contribuição ao INSS, para que assim, sejam incluídos no cálculo feito da sua aposentadoria valores que você tem a receber!
Em outras palavras, toda a sua vida trabalhista, além de todas as suas contribuições feitas, entram em um novo cálculo para reavaliar em quanto ficaria a sua aposentadoria, e os valores podem chegar a até 3x o seu salário atual!
Leia mais: 13º Salário do INSS paga duas parcelas em breve, veja agora.
Certo, agora que você entendeu o básico da Revisão da Vida Toda, vamos falar de forma mais específica! O que exatamente entra no cálculo são todos os salários que você recebia após junho de 1994?
Além de todo o seu tempo de contribuição antes desse período, porém, não considerando o valor da contribuição em si.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Tenho direito à Revisão?
Apesar de a princípio parecer maravilhosa, ela não ajuda de fato a todos! Isso porque como o cálculo é refeito considerando, salário, contribuições e tempo contributivo.
Ao passo que pode aumentar a sua aposentadoria, também pode diminuir ela, sendo assim, a Revisão da Vida Toda não é para todo mundo! Sendo destinada apenas aos trabalhadores que se encaixam nos seguintes cenários:
- Caso o aposentado tenha tido boas contribuições, com valores chegando no teto de contribuições do INSS no período antes de julho de 1994;
- em caso do aposentado ter tido um bom salário antes de julho de 1994;
- se o aposentado tinha um salário menor após julho de 1994;
- ou no caso do aposentado ter o valor de suas contribuições menores após julho de 1994.
Leia mais: Consulte aqui: Pagamento de atrasados do INSS retorna!
Sendo assim, revise atentamente a sua situação, tenha em mãos a sua carteira de trabalho e observe se você se enquadra em alguma dessas realidades, se sim, continue o texto para saber como dar entrada na Revisão da Vida Toda.
Contudo, antes de continuarmos, é preciso alertá-lo quanto ao prazo de decadência da revisão, ele é quem determina um tempo limite no qual você tem direito de entrar com uma solicitação.
O prazo atual é de 10 anos contados a partir do primeiro salário de aposentadoria.
Como posso solicitar a revisão se eu sei que tenho direito?
De antemão, já te adiantamos que você não vai conseguir realizar a solicitação sozinho, atualmente ainda não é possível realizar o pedido através do site do INSS.
No entanto, essa maneira está sendo implementada para que futuramente os aposentados possam realizar a solicitação sozinhos. Sendo assim, fique atento aos nossos conteúdos para não perder nenhuma atualização quanto a Revisão da Vida Toda.
Atualmente, para realizar a solicitação do pedido para a Revisão da Vida Toda, é preciso entrar com uma ação judicial, ou seja, você irá precisar de um advogado.
Dessa forma, procure saber antes se você se enquadra nos requisitos, se sim, procure um apoio de um advogado e separe os seguintes documentos:
- Identidade (RG) e CPF;
- comprovante de residência que esteja atualizado;
- CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que pode ser obtido pelo portal do Meu INSS;
- carteira de trabalho, caso conste nela contribuições realizadas antes de 1982;
- cópias de recibos da época (caso tenha);
- carta de concessão do benefício ou processo administrativo;
- cálculo do tempo de contribuição, bem como do valor da causa e dos salários dos períodos anteriores a 1994.
Leia mais: INSS: Beneficiários não tem mais que fazer prova de vida em 2023? Saiba mais!
Apesar de parecer difícil, é bem tranquilo e até mesmo rápido para conseguir a aprovação do seu pedido se tudo estiver correto, e você tiver auxílio de um bom advogado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!