A prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social ficou descomplicada em 2023. Afinal, não é mais obrigação do segurado sair de casa para realizar o procedimento, mas sim do próprio órgão.
Esse é um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Portanto, ele é realizado periodicamente e pode acontecer de forma presencial ou digital.
Confira como será realizada a prova de vida em 2023.
Prova de vida com cruzamento de vida
Desde o início do ano, o Instituto usa o cruzamento de informações públicas para confirmar quem está vivo. Assim, pode seguir recebendo seus pagamentos. Portanto, o INSS considera atos registrados em bases de dados como prova de vida.
Leia mais: Veja aqui! INSS pode liberar até 3 novos valores Fevereiro! Veja agora!
Sendo assim, são usadas informações mantidas, atualizadas ou administradas por órgãos, entidades ou instituições públicas federais, estaduais e municipais. Todavia, usa-se bases de dados privados que mantêm acordo de cooperação com o INSS.
Formas de realizar
Veja abaixo como a prova de vida 2023 pode ser feita:
- Acessar o aplicativo Meu INSS com o selo ouro (nível máximo de segurança das contas gov.br) ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos, entidades públicas com certificação e controle de acesso;
- realizar empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
- realizar atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
- realizar perícia médica presencialmente ou por telemedicina no sistema público de saúde, ou em rede conveniada;
- ser vacinado (a);
- cadastrar ou atualizar suas informações nos órgãos de trânsito, ou de segurança pública;
- atualizar informações no Cadastro Único (opção válida apenas quando a atualização é feita pela pessoa responsável pelo grupo familiar);
- votar nas eleições;
- emitir ou renovar passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou quaisquer documentos oficiais que exijam a presença física do titular ou seu reconhecimento biométrico;
- receber benefício social por reconhecimento biométrico;
- ter seu nome na declaração anual do imposto de renda, seja como titular ou dependente.
No entanto, quando o cruzamento de dados não for possível, o beneficiário será notificado sobre a necessidade da realização da prova de vida. O contato é pelo aplicativo Meu INSS, obrigação do próprio Instituto avisar o cidadão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Consulta ao benefício
Se você precisar saber a data da última prova de vida realizada ou outras informações sobre o benefício, use o aplicativo. Mas também pode ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, entre 7h e 22h.
Sendo assim, as agências do INSS não devem ser procuradas para fazer o procedimento de prova de vida.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!