Os beneficiários do programa assistencial Bolsa Família acabou sofrendo várias mudanças em relação ao empréstimo consignado! Confira:
Em 2022, o Governo Federal acabou aumentando a margem consignável para empréstimo consignado aos beneficiários do INSS. Porém, além dessa mudança, os beneficiários do Bolsa Família acabaram passando ter acesso ao consignado.
Desse modo, esse grupo de beneficiários acabaram passando ter direito a contratação de empréstimo consignado como os aposentado INSS. Assim este grupo passou a ter 40% de margem, sendo então este percentual que estes poderiam comprometer de seu salário para esta modalidade de crédito.
Com isso, como o valor médio do benefício é de R$600, estes poderiam ter um desconto em sua folha de pagamento todos os meses. Portanto, tivemos uma grande mudança para o Bolsa Família em relação à contratação de empréstimo consignado.
Confira agora as últimas informações em relação a esta modalidade de crédito para os beneficiários do Bolsa Família desse ano de 2023:
Atenção: Consignado para o Bolsa Família teve mudanças!
Durante a última semana, acabou sendo divulgado pelo Governo Federal uma nova portaria no Diário Oficial da União. Com esta portaria, acabou tendo novas mudanças na contratação do empréstimo consignado pelos beneficiários do Auxílio Brasil. A nova portaria acabou sendo divulgada na última quinta-feira (09).
Veja em seguida: INSS: Beneficiários não tem mais que fazer prova de vida em 2023? Saiba mais!
Como mencionado anteriormente, a margem para este grupo era de 40%, porém, a grande modificação que ocorreu é em relação a esta margem. Agora, a margem do consignado para o Bolsa Família acabou passando para 5%, desse modo, o valor descontado por mês passando para R$30.
Além dessa mudança, acabou sendo definido pelo Governo Federal que o número de parcelas não pode passar de seis (6) parcelas mensais. Antes da publicação dessa portaria, este auxílio tinha como limite de vinte e quatro (24) parcelas mensais, tendo desse modo, esta modificação.
A taxa de juros cobrada para este grupo, não pode passar então de 2,5% ao mês. Com tantas mudanças realizadas pelo Governo Federal, acabou sendo reduzido o comprometimento do benefício mensal.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Mudanças no consignado valem para novos contratos:
Vale ressaltar que estas mudanças vão passar valer somente para os novos contratos que empréstimo consignado do Bolsa Família. Desse modo, contratos antigos acabam sendo mantidos.
O empréstimo consignado, é uma modalidade de crédito mais vantajosa que as demais, tendo as taxas de juros mais baixas do mercado. Isso, devido o valor das parcelas serem descontadas de forma automática da folha de pagamento do beneficiário.
Leia mais: Empréstimo consignado do Auxílio Brasil volta a ser liberado? Entenda.
Os beneficiários do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), acabaram passando ter acesso ao consignado em 2022. Quando então, o ex-presidente da república Jair Messias Bolsonaro, acabou no mês de agosto, sancionando uma medida provisória (MP), autorizando a concessão desse crédito para os grupos citados.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!