INSS: Corte de R$ 1 bilhão no orçamento do Instituto prejudica pagamento de benefícios
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passará por um corte de R$ 1 bilhão em seu orçamento, agora em 2022, afetando drasticamente o pagamento dos benefícios e a manutenção das agências da previdência em todo o país, o que poderá comprometer ainda a concessão de benefícios, que ainda serão solicitados e os aguardados pelos segurados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
As agências da previdência social, sofrerão impactos diretamente em quesitos indispensáveis, para que possam garantir o acesso dos cidadãos brasileiros aos benefícios ofertados pelo INSS, como por exemplo, os gastos com luz, água, serviço de limpeza, segurança e internet, fazendo com que, a fila de espera de concessão de benefícios aumente ainda mais, sendo que atualmente, são cerca de 1,8 milhão de pessoas aguardando a análise do seu requerimento.
Outro fator de alto risco, é não haver recursos financeiros para ser realizado o repasse das novas aposentadorias, pensões, auxílios e benefícios assistenciais. De acordo, com o Deputado Hugo Leal do PSD/RJ, que é o relator da peça orçamentária, irá ser levado a questão para a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, com o objetivo de derrubar os vetos realizados pelo Presidente da República Jair Bolsonaro.
Leia mais: Registrato do Banco Central impede a consulta de valores
O diretor da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes, informou que o Governo Federal, já realiza corte orçamentários no INSS, em relação aos benefícios. Fazendo com que, muitos segurados não tenham acesso aos benefícios que seriam seu de direito.
Nesse sentido, a Presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Adriane Bramante, as áreas que mais sofrerão com os impactos negativos do corte orçamentário, são as de estrutura, gestão e processamento de dados.
O risco de prejudicialidade do pagamento dos benefícios do INSS é alto, sendo assim, além de ser afetado o repasse mensal e o pagamento dos novos benefícios concedidos, afeta diretamente toda a infraestrutura programada para atender os segurados do Instituto, que aguardam dia após dia na fila de espera de análise.
Leia mais: Empréstimo consignado: Maiores vantagens para segurados do INSS
Se você gostou das informações sobre os Cortes no Orçamento do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: