O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício opcional em que os trabalhadores CLT podem sacar parte do seu saldo do FGTS anualmente no mês do seu aniversário, podendo sacar o valor referente à multa rescisória.
Muitas pessoas optaram por essa modalidade para conseguir uma ajuda extra para pagar as contas, no entanto, após a entrada do novo governo em 2023, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o novo governo pretende acabar com a modalidade do Saque-Aniversário.
Qual a situação do Saque-Aniversário do FGTS ?
Com o saque-aniversário o trabalhador consegue retirar de 5% a até 50% do valor do seu FGTS todos os anos, a quantidade total que o trabalhador pode retirar através do saque varia com o total que ele possui no Fundo.
Leia Mais: Representantes legais agora podem contratar empréstimos! Veja os valores liberados!
Desde que a modalidade foi liberada para os trabalhadores, 28 milhões de pessoas aderiram ao saque e chegaram a retirar R$ 34 bilhões do FGTS, uma média de R$ 12 bilhões por ano.
No entanto, a adesão ao saque-aniversário pode não ser tão vantajosa para o trabalhador, é uma modalidade opcional, porém ao optar por ela não será possível sacar todo o dinheiro do FGTS caso a pessoa acabe demitida sem justa causa. O que pode prejudicar o trabalhador futuramente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como voltar à modalidade do Saque-Rescisão ?
Caso o trabalhador que optou pelo Saque-Aniversário quiser voltar novamente para a modalidade de Saque-Rescisão, a modalidade em que o trabalhador, quando for demitido sem justa causa, pode sacar integralmente o valor da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, é possível solicitar para retornar à modalidade.
Leia Mais: Lula acabou com os empréstimos consignados? Veja o que está em jogo
Desse modo, para solicitar é necessário acessar o aplicativo do FGTS e solicitar o retorno de modalidade, no entanto, a mudança só tem efeito depois do primeiro dia 25 do primeiro mês, após a data de solicitação de retorno de modalidade.
Leia Mais: Finalmente: Novo limite de transferência do PIX; Saiba como funciona
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Assim, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.