A Reforma da Previdência feita em 2019 trouxe muitas mudanças que afetaram diversas aposentadorias, sobretudo, a aposentadoria por invalidez!
No entanto, como uma nova possibilidade de revisão, os valores da aposentadoria podem ter um aumento de até 40% para esse grupo de aposentados.
A medida que busca amenizar os danos causados a diversos aposentados já está em vigor, e você pode conferir todos os detalhes a seguir!
O que é a aposentadoria por invalidez?
A aposentadoria por invalidez, também conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente, é um benefício pago pelo INSS para todos os trabalhadores que não conseguem mais exercer sua profissão por tempo indeterminado ou de forma permanente.
Ou seja, é quando um trabalhador sofre um acidente no qual não vai mais se recuperar de maneira alguma.
Ela é diferente do benefício auxílio-doença, que resguarda o trabalhador garantindo uma fonte de renda até que o mesmo se recupere.
Leia mais: Notícia Quente: Empréstimos para BPC já estão disponíveis; Veja como solicitar
Dessa forma, para que o trabalhador tenha acesso a aposentadoria, ele precisa antes de mais nada passar por uma perícia médica para validar a incapacidade do mesmo voltar ao trabalho normalmente.
E assim, ele consegue o direito ao benefício que visa fornecer uma fonte estável de renda para o trabalhador e a sua família.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona o cálculo da aposentadoria por invalidez do INSS?
Antigamente, o INSS calculava o benefício com regras que visavam ajudar o trabalhador a conseguir uma renda maior.
Em outras palavras: o cálculo levava em conta todas as contribuições feitas pelo trabalhador por todos os seus anos empregado. No entanto ele desconsidera 20% das contribuições menores com o objetivo de que a média salarial de aposentado fosse maior.
Leia mais: URGENTE! Justiça manda INSS pagar R$ 1 bilhão atrasados; veja quem recebe!
Todavia, após a Reforma da Previdência entrar em vigor em 2019, o cálculo começou a trazer diversas desvantagens que poderiam diminuir a média salarial do aposentado.
No caso, começou a ser levado em conta no cálculo apenas 60% das contribuições feitas e apenas 2% por ano de contribuição. E esses 2% só eram levados em conta se o trabalhador tivesse cerca de 20 anos de trabalho no caso de homens e 15 anos de trabalho no caso das mulheres.
Sendo assim, a redução foi enorme na aposentadoria após esses cálculos serem implementados!
Revisão pode garantir aumento de 40% na aposentadoria do INSS
A grande notícia é que com agora é possível conseguir uma revisão desses valores. No entanto, somente para os que se aposentaram após a Reforma da Previdência.
A decisão é feita por meio de julgamento judicial, e sendo positiva, será possível ganhar um aumento considerável de até 40% na aposentadoria! E o valor ainda é corrigido com os juros.
Leia mais: Finalmente: Revisão da vida toda começa a ser liberada para aposentados; saiba mais!
Contudo, é preciso que o beneficiário se atente ao prazo de decadência de 10 anos para realizar a solicitação.
A revisão fará com que os valores recebidos pelos aposentados aumentem consideravelmente, além de ficarem mais justos em comparação aos valores que recebiam após a Reforma da Previdência.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.