O pagamento décimo terceiro salário é algo esperado por todos os trabalhadores. Mas não somente por eles, pois os aposentados e pensionistas também aguardam o dia do depósito.
Sendo assim, eles também recebem o abono salarial em duas parcelas, bem como os demais beneficiários e trabalhadores. No entanto, o pagamento do valor nos anos anteriores foi feito no primeiro semestre. Medida acatada em função da crise da pandemia da Covid-19.
Todavia, em 2023, o pagamento décimo terceiro salário voltará ao normal. Portanto, as duas parcelas serão no segundo semestre do ano. Confira mais detalhes.
Veja quem recebe as parcelas de pagamento décimo terceiro
Trabalhadores e beneficiários que ganham um salário mínimo começam a receber a primeira parcela do 13° em agosto. Mais precisamente a partir do dia 25. Portanto, até o início de setembro, todos os beneficiários com salário de R$ 1.302 vão receber o depósito.
Leia mais: URGENTE! Justiça manda INSS pagar R$ 1 bilhão atrasados; veja quem recebe!
Sendo assim, para cada um deles terá direito a uma parcela de R $651. Enquanto isso, a outra metade do 13º salário vai ficar para novembro e dezembro.
O dia do pagamento varia de acordo com o NB (Número do Benefício). Portanto, os aposentados e pensionistas com o final 1, por exemplo, vão receber primeiro.
Entretanto, quem recebe mais de um salário mínimo por mês de aposentadoria terá o pagamento décimo terceiro salário um pouco mais tarde. Afinal, ele inicia a partir do dia 1º de setembro. Mas a segunda parcela, também começa no dia 1º de dezembro e vai até o dia 7 do último mês do ano.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
E o 14° salário?
Além do pagamento décimo terceiro salário, as pessoas querem saber sobre o 14°. Afinal, ele tramita desde 2020 no Congresso Nacional. Todavia, o processo está a passos bem lentos, com poucas chances de sair em 2023.
Afinal, o projeto de lei que exige maiores gastos do orçamento, portanto, precisa passar por várias comissões. Somente depois vai para votação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Mas, se for aprovado, ainda assim depende do presidente da República sancionar ou não o projeto. Logo, é uma possibilidade de que isso demore para acontecer.
Então, enquanto não sai o 14° dos aposentados e pensionistas, o jeito é esperar pelo 13º salário. Afinal, ele também será importante para o reforço de caixa e para, quem sabe, fazer uma economia.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!