Ótima notícia para você, trabalhador de carteira assinada, pois a Caixa Econômica Federal acaba de liberar o pagamento de mais um lote do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Nesse contexto, os trabalhadores que nasceram em fevereiro já podem retirar parte do valor acumulado na conta em seu nome no fundo de garantia.
Leia mais: Começa HOJE o pagamento das aposentadorias com reajuste
Para você que ainda não sabe o que está acontecendo, o saque-aniversário é uma modalidade de saque do FGTS que está na ativa desde o ano de 2020. Assim, a cada ano, no seu mês de aniversário, o trabalhador tem o direito de sacar uma parte do FGTS para utilizar como quiser.
Confira os detalhes sobre o saque FGTS 2022.
Saque FGTS 2022
No mês anterior aconteceu a liberação do saque-aniversário para os funcionários de carteira assinada que nasceram em janeiro. No entanto, os saques ainda estão ativos, pois eles seguem os prazos do calendário oficial, que informa a disponibilidade até o dia 31 de março. Assim, no mês de fevereiro, a partir desta terça-feira (01) começou a liberação para os nascidos no segundo mês do ano. Os saques para o segundo grupo estão disponíveis até 30 de abril.
Deste modo, se você é trabalhador e quer migrar para o saque na nova modalidade é necessário estar atento ao prazo para fazer a adesão. Para isso, você precisa confirmar que deseja trocar de modalidade até o último dia útil do seu mês de aniversário, assim é possível receber ainda em 2022.
Uma vez que você aderiu à nova modalidade de saque, o saque-aniversário, a liberação do valor acontece no mês de nascimento do titular. Assim, a partir desse momento o trabalhador tem até dois meses para retirar o valor que está disponível.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
É importante que você saiba que a adesão a essa modalidade não é obrigatória, mas sim voluntária. Somado a isso, no momento em que o trabalhador migra para o saque-aniversário ele perde o direito de retirar o valor integral do FGTS na situação de demissão sem justa causa. Sendo assim, é possível retirar apenas 40% do valor que está acumulado
Como verificar o saldo do FGTS 2022
Essa também é uma dúvida de muitos trabalhadores, tanto é que alguns nunca nem viram o valor que está acumulado no seu fundo de garantia. Então, você pode acompanhar o saldo do FGTS de algumas formas, como:
- Através do App FGTS: com o app não só o saldo como outras funções estão disponíveis, basta fazer o download para para Android ou IOS.
- Mensagens de texto (SMS): uma forma bem prática de ter informações dos depósitos é a consulta por SMS. Clique aqui para ativar essa função e acompanhar o saldo.
- Site da Caixa: Através do portal da Caixa Econômica Federal você também pode consultar o seu saldo e acompanhar os depósitos. Clique aqui para acessar!
Leia mais: 5 principais dúvidas sobre o PIS/PASEP
Vale lembrar que todos os meses os depósitos são feitos pelo seu empregador nessa conta e você precisa estar atento quanto aos valores corretos de depósito, mesmo que não tenha interesse de sacar.
Gostou das informações sobre o FGTS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: