O pagamento do PIS está cada vez mais próximo, pois segundo o calendário do Governo Federal, os pagamentos começam agora no dia 8 de fevereiro. Nesse contexto, a grande dúvida dos trabalhadores se refere a como habilitar o PIS na carteira de trabalho digital. Então se essa é sua dúvida, não se preocupe pois é bem fácil de fazer e aqui vamos te mostrar o passo a passo.
Leia mais: 14º salário: Amanhã será o tão aguardado julgamento?
O PIS significa Programa de Integração Social e esse é um programa de abono salarial voltado para os trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada. Nesse contexto, as empresas empregadoras depositam a cada mês um valor em fundo especial para cada um de seus empregados, o fundo PIS/PASEP.
Confira logo abaixo como habilitar o pis na carteira de trabalho digital
Como habilitar o pis na carteira de trabalho digital
Como falamos logo acima, a data de início dos pagamentos do PIS está bem próxima e com isso os trabalhadores continuam com dúvidas sobre ter acesso a informações. Nesse contexto, a recomendação do próprio Governo Federal e das instituições financeiras é buscar essas informações na Carteira de Trabalho Digital.
O Problema é que para fazer essa consulta o trabalhador precisa, em primeiro lugar, habilitar o PIS na carteira de trabalho digital. Para isso, é necessário baixar o aplicativo do através da loja de app do seu celular que pode ser: Play Store ou App Store.
Logo após o download, entre no app e você terá de acessar a sua conta do Gov.br, se não tiver cadastro, é necessário criar um login pela primeira vez. Em seguida, na página principal do app, basta entrar na aba de “benefícios” e após isso na aba de “Abono Salarial”. No campo de abono salarial o funcionário consegue verificar algumas informações como a confirmação do benefício, valor que irá receber e agência bancária para fazer o saque.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Lembre-se que o PIS é programa que concede abono salarial aos trabalhadores de carteira assinada da iniciativa privada e além disso ele precisa cumprir os requisitos para receber o abono. Do contrário, o benefício não é concedido, mas isso você pode conferir pelo app.
Aplicativo da carteira digital
Se você ainda não conhece muito bem esse app, vamos te explicar um pouco mais sobre o que ele é e como funciona. O Governo Federal lançou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no ano de 2017 com o objetivo de deixar disponível algumas informações trabalhistas. Contudo em 2019 em diante ele passou a substituir o documento que antes era físico, assim os processos de contratação e dispensa ficaram bem mais práticos para empregados e empregadores.
Leia mais: É possível receber benefícios sem contribuir com o INSS
É importante que você saiba que hoje em dia é possível fazer muito mais do que apenas fornecer informações, assim como falamos agora acima. Nesse contexto, com o app é possível verificar contratos trabalhistas, consultar e solicitar benefícios de assistência como seguro-desemprego, BEm e PIS, entre outras funções.
Gostou das informações sobre o PIS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: