Os pagamentos do vale gás já começaram a ser depositados para os beneficiários essa semana. O calendário deve seguir a mesma dinâmica do ano anterior, sendo pago a cada dois meses. Confira como receber o vale gás e como consultar os valores.
O que é o vale gás?
O vale gás é um benefício pago para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é auxiliar na compra do botijão de gás de 13 quilos. Existem alguns critérios para que a família tenha acesso aos valores. Confira:
Como receber o vale gás?
Existem alguns critérios para que o cidadão tenha direito ao pagamento do vale-gás. Atendendo a um desses descritos em seguida, há chances de que a pessoa passe a receber esse benefício.
- A renda familiar per capita deve ser de até meio salário mínimo;
- Famílias com beneficiários de BPC/Loas- Benefício de Prestação Continuada;
- Será dado prioridade para as famílias com mulheres vítimas de violência e que estejam sob tutela de medidas protetivas de urgência.
Leia mais: URGENTE: Novos valores para empréstimo do Bolsa Familia 2023; Veja a tabela
Além disso, é preciso ter o cadastro único atualizado. Esse cadastro serve para o Governo Federal identificar se a família está em situação de vulnerabilidade social, pois consta os dados de renda e membros familiares.
Para se cadastrar no cadastro único, o representante da família precisa ir até a Assistência Social. Lá, serão feitas perguntas sobre a condição socioeconômica da família. Caso cumpra os requisitos, a família fica na fila de espera para receber o benefício.
Qual o valor do benefício no ano de 2023?
No ano de 2023, o valor do vale gás foi correspondente a 100% do preço médio do produto. O preço médio é definido pela Agência Nacional do Petróleo. O primeiro depósito do benefício esse ano foi de R$ 112. O primeiro grupo já recebeu os valores no dia 13, mesma data de liberação do Bolsa Família.
Leia mais: Má notícia sobre o consignado do Bolsa Família; Veja o que mudou
Calendário do vale gás 2023
O pagamento do vale gás, como já falado, segue o mesmo do Bolsa Família. Contudo, ele é a cada dois meses. A ordem é pelo último número de identificação social- NIS. Os depósitos são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal através do Aplicativo Caixa Tem, onde o beneficiário pode movimentar. Veja abaixo quando você vai receber:

Leia mais: Calendário Bolsa Família 2023: Veja as datas!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!