13° salário do INSS: Governo Federal define datas de pagamentos para 2022
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), repassa anualmente para seus aposentados e pensionistas, o abono natalino ou 13° salário. Recentemente, o Governo Federal, liberou o calendário de pagamentos da 1ª e 2ª parcela para este ano de 2022, com o reajuste de 10,16% do INPC, já levado em consideração.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O 13° salário do INSS, é uma espécie de salário extra aos beneficiários do Instituto, que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-doença, auxílio-acidente e salário-maternidade, proporcional aos dias que esteve em benefício no caso dos auxílios.
O abono natalino, está previsto na legislação brasileira, assim é um direito dos segurados do INSS, receberem uma vez ao ano. Contudo, com a entrada em vigor do Decreto de n.º 10.410 de 2020, o Instituto precisou levar em consideração as novas regras de pagamentos do 13° salário exigidas.
Nesse sentido, o abono será pago em duas parcelas, a primeira deverá ser repassada nos meses de agosto e setembro e a segunda, no mês de novembro e dezembro, sendo seu valor equivalente a 50% do valor do benefício que o segurado recebe mensalmente.
Leia mais: Registrato do Banco Central impede a consulta de valores
De acordo com o Instituto, cerca de 36 milhões de segurados, irão receber o 13° salário, agora em 2022, assim, veja a seguir, o calendário de pagamentos programado:

Nos últimos dois anos, o abono do 13° salário, foi antecipado pelo Governo, com o intuito de ajuda emergencial, para os segurados do INSS, em decorrência da pandemia da Covid-19. Mas, neste ano, a perspectiva é que não ocorra a antecipação, é o que informou o Governo Federal no final de 2021, devido o grande avanço da vacinação do povo brasileiro.
Leia mais: SAIU AGORA: Governo Federal altera a PROVA DE VIDA do INSS – Saiba mais
Se você gostou das informações sobre o 13° Salário do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: