Crédito consignado INSS vai voltar ter margem de 40%?
A partir de 1º de janeiro, a margem de consignável voltou a 35% para segurados do INSS, mas podemos ter um retorno de margem de 40% em 2022! Confira:
Na metade do mês de janeiro, o senador Luis Carlos Heinze – Progressistas/RS encaminhou ofício ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sobre a ampliação da margem consignável, para voltar ao percentual para 40%.
Leia mais: 14º salário: Aposentados podem exigir a aprovação desta forma!
Margem de 40% para segurados do INSS:
O Ofício GS.Heinze – 0002/22, diz respeito da margem consignável que aumentou em 2021, pela MP 1006, convertida na Lei 14.131/20, no qual aposentados e pensionistas do INSS possuía o direito se usufruir a 5% a mais nos contratos de crédito consignado.
Dessa forma, a margem consignável para os aposentados do INSS passou a atingir ao percentual de 40%, 35% dos rendimentos de aposentados e pensionistas podem ser usados para a contratação de empréstimos consignados e 5% podem ser usados para despesas com cartão de crédito consignado.
A medida provisória vigorou até o final de 2021, retornando ao percentual de 35% em 1º de janeiro. Devido à crise econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19, milhões de aposentados e pensionistas do INSS encontram dificuldades para pagar suas dívidas, cerca de 70% das famílias brasileiras se encontram no momento endividadas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O senador Heinze alegou em seu ofício que, pelos motivos acima, recebeu centenas de declarações de aposentados e pensionistas do INSS no início do ano pedindo que margem consignável retornasse ao percentual de 40%.
Com esta nova MP, o prazo de aumento de 5% na margem consignável, deixa ela disponível aos aposentados, pensionistas do INSS, militares, servidores públicos e trabalhadores CLT. Com esta ação, trará vários aspectos positivos para as condições econômicas que as famílias e a economia se encontram hoje.
Contribuirá tanto econômica quanto socialmente, na qual já nos referimos ao fluxo do comércio e à promoção de novos empregos, e em necessidades sociais referente aos gastos e outras necessidades dos brasileiros. Dessa forma, o senador representando os aposentados e pensionistas do INSS, está exigindo mais 5% de aumento na margem consignável.
Dica Bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o aumento na margem consignável para os segurados do INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Forte Abraço!
Viu isso? Artigo 29: Liberação de pagamentos acima de R$6.000,01
Se você gostou das informações sobre, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: