Você é beneficiário do INSS? Então, fique atento a algumas mudanças. O Instituto está conduzindo outra rodada de seu famoso pente fino em contas de aposentados e pensionistas. Saiba mais a seguir!
Por que o INSS está fazendo pente fino?
O objetivo desta revisão é verificar os casos de beneficiários inelegíveis e reduzir ainda mais os custos do tesouro nacional.
Leia em seguida: Maravilha: Beneficiários do INSS vão receber pagamento extra; Veja quem tem direito
Desta vez, o pente fino, que começou em novembro, pode afetar muitas pessoas. Então, para saber como evitar o bloqueio veja abaixo mais informações.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que acontece caso um segurado caia no pente fino do INSS?
O primeiro passo do INSS é enviar notificações para pessoas com cadastro inválido ou outros problemas. Essa mensagem chegará pelo portal ou pelo app Meu INSS.
A ideia do instituto era trespassar por um “pente bom” e revisar os benefícios gerais para quem recebe Auxílio-Doença, Empréstimo, BPC e Aposentadoria por Invalidez Permanente.
Leia em seguida: Saiu surpresa para aposentados: R$ 1.000 de reajuste; Veja quem tem direito
Caso o INSS detecte alguma irregularidade, acionará a pessoa para normalizar a situação. Ou, se for o caso, dirija-se a uma agência do INSS para realizar exames complementares ou perícia médica.
Com isso, basta comparecer no horário agendado e passar pela avaliação, para saber se pode continuar recebendo o valor do seu benefício.
Leia em seguida: Novidade: Apostados estão tendo surpresa na conta; saiba mais
Por exemplo, no caso de auxílio-doença, o pagamento é interrompido imediatamente quando um médico confirma que o beneficiário pode retornar ao mercado de trabalho.
Como evitar perder benefício pelo pente fino do INSS?
Basicamente, apenas se certifique de que seu registro está atualizado. No caso de pensões de invalidez e prestações de doença.
Leia em seguida: Notícia quente: Saiu o calendário do 13º salário do INSS; Veja quando você vai receber
Pessoas que não fazem exame de saúde há mais de 6 meses ou que não têm prognóstico de alta devem passar por um exame minucioso do INSS.
Vale ressaltar que a operação pente fino do INSS vai até abril de 2023 e até lá. Você pode telefonar a qualquer momento.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!