O Empréstimo Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil) trespassa a ter novas regras a partir de quinta-feira (9). O despacho foi publicado no diário Oficial da União e traz novas regras que permitirão que as cerca de 22 milhões de beneficiários façam o empréstimo. Saiba mais a seguir!
Como funcionará o empréstimo bolsa Família em 2023?
O texto estabelece uma margem consignada de 5% em vez de 40% nos benefícios pagos às famílias beneficiárias do bolsa Família ou de outros programas federais.
Além disso, o número de pagamentos não pode exceder seis vezes. Anteriormente, o número de parcelas não podia ultrapassar 24.
Leia em seguida: Entenda Tudo Sobre O Projeto Do Lula De Perdoar Suas Dívidas Em 2023; Veja Como Participar
Já a taxa de juros não poderá ultrapassar 2,5%, antes a taxa máxima era em 3,45% ao mês. As novas regras valem apenas para pessoas que não estão contratando empréstimo consignado. O empréstimo, porém, ainda está pendente na Caixa Econômica Federal.
O banco alertou em nota que “os critérios previstos no Despacho MDS n.º 858, de 8 de fevereiro, estão sendo analisados e serão classificados nos estudos em andamento para revisão das condições operacionais do crédito. O banco continua retendo novas concessões até que a análise seja completada.”.
A Caixa avisou que nada mudou para o contrato assinado. As parcelas continuarão a ser feitas de forma automática por meio de cortes de ajuda diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento Assistência Social, Fome e Escassez (MDS).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quando estará disponível o novo empréstimo Bolsa Família?
Em 12 de janeiro, a Caixa suspendeu a oferta de empréstimos salariais aos beneficiários do Auxílio Brasil (atual Bolsa Família).
Essa decisão foi tomada pelo Ministério do desenvolvimento Social para a renovação do cadastro único e da taxa de juros. “Não é uma boa forma para nós suspendê-lo. Há muito interesse nessa modalidade, estamos suspendendo para reavaliar a questão dos juros”, explicou na época.
Leia em seguida: Benefícios Liberados Para Idosos Garantem Isenção Em Diversos Serviços; Veja Agora
Qual o calendário de pagamentos do Bolsa Família?
O Bolsa Família de fevereiro começou dia 13 (segunda-feira). O programa de pagamento começa mais cedo por conta do Carnaval e vai até o dia 28.
Leia em seguida: Aposentadoria Do INSS Poderá Ter Novo Aumento Em 2023; Entenda
O Ministério do desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) ainda não revelou quantas pessoas vão receber neste mês. Em janeiro, o benefício foi custeado a 21,9 milhões de famílias com valor mínimo de R$ 600.
Assim como no Auxílio Brasil, os depósitos do bolsa Família 2023 continuarão sendo feitos por ordem do número final do NIS (veja como consultar o número) – veja o calendário completo abaixo – sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês.
Leia em seguida: Urgente: Novas Regras Liberam Aposentados Da Prova De Vida; Confira

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.