Se você é aposentado, pensionista ou servidor público, fique atento à novidade: o presidente acatou o ofício que prevê a volta dos 5% do consignado para 2022. Nesse contexto, os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem ter esperança de dias melhores para esse ano. Isso porque, após o fim dos 5% eles ficaram negativados.
Leia mais: 13° salário será antecipado novamente?
A margem dos consignados, que regula quanto se pode gastar mensalmente com o crédito consignado, já teve um aumento no ano passado, entretanto a medida acabou. Assim, os aposentados e pensionistas se viram negativados com esses 5%, mas de acordo com o senador Heinze, as previsões para a volta da margem são boas.
Entenda como anda o trâmite do aumento da margem dos consignados para esse ano!
Margem do consignado 2022
A boa notícia é que o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) defendeu, junto ao presidente da república, a volta dos 5% de margem do consignado por, no mínimo, 12 meses. Sendo assim os aposentados e pensionistas poderão contratar mais valores dessa linha de crédito.
No ano passado a Lei 14.131 teve sanção em março e oficializou o aumento da margem dos consignados de 30% para 35%, esse reajuste ajudou muitas pessoas. Além desse valor, ainda existe mais 5% direcionado para o pagamento de cartão de crédito consignado, com isso a margem consignável encerrou 2021 em 40%.
Vale lembrar que esse aumento anterior aconteceu em função do agravamento da crise econômica, impacto esse que aconteceu por causa da pandemia do covid-19. Então, é esse mesmo motivo que justifica a volta da margem, pois ainda vemos a alta da inflação e queda do poder de compra do brasileiro em 2022
Sendo assim, o senador Heinze se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro, apresentou e defendeu a proposta de volta dos 5% da margem consignável para esse ano.
“Com a permanência da crise e do elevado grau de endividamento das famílias, reforcei ao presidente para que conceda mais 12 meses para esse benefício”, informou o parlamentar através das redes sociais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
E acrescentou, “Sem margem e com necessidades urgentes para suprir despesas até mesmo de alimentação, nossa preocupação é de que essas pessoas busquem outras fontes de empréstimos com juros exorbitantes. Tenho certeza que Bolsonaro será sensível a este pleito”
Os 5% na margem dos consignados vão voltar?
Até então tínhamos apenas notícias, mas parece que o cenário mudou, visto que a proposta é que o então ofício se converta em uma Medida Provisória, na qual o presidente Jair Bolsonaro acatou.
Então agora podemos esperar que a proposta inicie seu caminho pelo poder legislativo a fim de que tenhamos bons resultados no final. O que se espera é que os parlamentares olhem com bons olhos para a luta dos aposentados e pensionistas que já somam mais de 10% da população.
Leia mais: Auxilio Brasil: como funciona prazo de movimentação
Vale lembrar que agora que o presidente acatou a proposta, os trâmites podem acontecer com mais velocidade sobre as casas do legislativo no Distrito Federal.
Gostou das informações sobre o Empréstimo Consignado? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: