O Tribunal de Contas da União (TCU) indica que o INSS pode estar realizando pagamentos irregulares a mais de 7,8 milhões de registros, o que totaliza 2,9 bilhões de reais em pagamentos irregulares. Enquanto isso, cortes de verbas afetam especialmente a população pobre, mas como fica o aposentado?
Entenda:
- Pagamentos irregulares do INSS;
- TCU exige revisão de cadastros;
- Pente-fino do INSS.
Pagamentos irregulares do INSS
O Tribunal de Contas da União parece ter encontrado um grande rombo nas contas do INSS. Segundo análises recentes do TCU, mais de 2,9 bilhões de reais estão sendo pagos a contas irregulares, ou seja, contas que não deveriam receber benefícios.
Leia em seguida: Oficial: Governo Lula deve pagar Auxílio-Taxista?; Saiba como fica o funcionamento
Contas-fantasmas, beneficiários irregulares, fraudados ou com perícias vencidas, há diversos casos em que o beneficiário perde seu direito de receber os pagamentos do INSS. Enquanto isso, um rombo de 2,9 bilhões de reais pode prejudicar toda a população.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
TCU exige revisão de cadastros
O TCU deu ao INSS um prazo de 12 meses para revisar os quase 8 milhões de cadastros onde se encontram as irregularidades. Estes pagamentos irregulares, cuja soma resulta em quase 3 bilhões de reais, refere-se a pagamentos de benefícios como pensões, aposentadorias, auxílios e mais, já pagos no ano de 2021.
Leia em seguida: Atenção: 13º salário dos aposentados foi liberado; veja o calendário de pagamentos! Confira quem pode receber
Estes valores foram encontrados após minuciosa análise em mais de 36 milhões de cadastros do INSS, cujo valor somado totaliza 127 bilhões de reais.
Leia em seguida: Finalmente: Novo aumento para aposentados em 2023 está confirmado? Saiba mais
O órgão previdenciário agora tem prazo máximo de 1 ano para apurar e corrigir estes indícios de inconsistência nos pagamentos, forçando assim o INSS a realizar uma grande revisão cadastral, o famoso pente-fino.
Pente-fino do INSS
Beneficiários do longa data do INSS já sabem como a banda toca, mas não custa nada reiterar. O pente-fino do INSS verifica milhões de cadastros em todo o país, suspendendo e cancelando pagamentos mediante perícias atrasadas, rendas inconsistentes com o benefício e mais.
Leia em seguida: Atenção: Veja quem são as pessoas que não precisam mais fazer prova de vida do INSS
Dessa forma, se você é beneficiários do INSS, busque regularizar seu benefício o quanto antes, estabelecendo sua prova de vida, perícias médicas necessárias e outros requisitos do benefício que recebe, evitando assim ser vítima dos cortes futuros.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!