O Governo Federal agiu e vai mudar as regras da prova de vida dos aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O processo avança para se tornar digital e neste ano vai acontecer através do cruzamento de informações do banco de dados do governo.
Leia mais: Cidadãos que “esqueceram” valores em bancos podem resgatar cerca de R$ 900 mil
As mudanças vão acontecer graças a portaria que o governo publica nesta quarta-feira (2), na qual estão as novas diretrizes e normas dos processos de prova de vida. Nesse contexto, os mais de 36 milhões de segurados do INSS terão que se adaptar às mudanças da prova de vida, que esteve suspensa em vários períodos.
Entenda os detalhes da prova de vida do INSS 2022!
Atualizações sobre a prova de vida 2022
A portaria que atualiza as regras da prova de vida do INSS para o ano de 2022 tinha data e hora de assinatura previstas, quarta-feira(2) às 9:30h, em uma cerimônia no Planalto. Nesse encontro estava com a presença marcada do presidente Jair Bolsonaro e o atual ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.
Vale lembrar que desde o início da pandemia do covid-19, em vários momentos tivemos a suspensão desse procedimento, em razão das medidas sanitárias de segurança. Contudo, logo no início de 2022 passou a valer o calendário que anunciava todas as datas da prova de vida de acordo com o mês de aniversário do segurado.
Um outro ponto importante é que os beneficiários que estão com essa verificação pendente desde 2020 ou 2021 começam a ter o seu benefício suspenso agora em fevereiro. Isso reforça o fato da obrigatoriedade da prova de vida para o recebimento dos benefícios.
Atualmente a prova de vida acontece na agência bancária onde o segurado recebe seu benefício, basta apresentar o documento de identificação e o cartão do banco. Além disso, já é possível comprovar a vida a partir da biometria facial ou digital pelo app, se o segurado já tem cadastro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No entanto, a portaria que saiu nesta quarta-feira(2) traz novidades e a partir da sua publicação nós temos novas regras para a prova de vida esse ano e nos próximos.
Quais são as mudanças na prova de vida?
Acontece que o INSS está com um déficit enorme de pessoas disponível para realizar alguns processos necessários. Sendo assim, já faz algum tempo que esses processos de prova de vida, perícias e avaliação de concessão de benefícios do INSS acumulam muitas pessoas na fila.
Então a promessa é que cada vez mais essas verificações se tornem práticas e rápidas através da tecnologia, para reforçar essa afirmação temos a fala da Secretaria Especial de Comunicação do Governo Federal:
“Com as mudanças, o procedimento para a comprovação de vida dos segurados, que passará a ser feito por meio do cruzamento entre as bases de dados do governo, ficará mais fácil. As mudanças valerão para os segurados que fizerem aniversário a partir da data da publicação da portaria”.
Leia mais: 5 principais dúvidas sobre o PIS/PASEP
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações:
Enquanto não temos regras exatas, já podemos adiantar que as mudanças, como sempre, visam trazer melhorias por meio do uso de bancos de dados e tecnologias.