Confira agora como é feito o cálculo da alíquota do FGTS desse ano de 2023 e como este funciona! Veja agora!
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seria um fundo que protege os trabalhadores de carteira assinada. Desse modo, garantindo alguns direitos a estes, como, por exemplo, o pagamento de uma indenização caso este for demitido sem justa causa.
Para você entender melhor de como funciona os valores depositados em sua conta do FGTS e as alíquotas aplicadas sobre ele, veja as informações a seguir:
O que é a alíquota do FGTS:
A alíquota do saldo do FGTS, seria o percentual que acaba sendo depositado pelo empregador nesta conta do Fundo de Garantia do Trabalhador. Este percentual, acaba sendo correspondendo a uma parte do salário mensal do trabalhador, vindo variar conforme o valor que este recebe de seu salário.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Ela acaba sendo aplicada sobre a soma de vários fatores, sendo considerado o salário, o pagamento de férias, abonos, 13º salário e entre outros. Sendo então uma obrigação do empregador, caso esta não cumprida, a empresa pode vir sofrer com penalidades.
Qual seria a alíquota do FGTS neste ano de 2023:
Confira agora as alíquotas aplicadas para realização do depósito mensal para a sua conta do Fundo de Garantia:
– Trabalhadores em geral: 8% do salário mensal;
– Trabalhadores domésticos: 11,2% do salário mensal, sendo os 3,2% extras referentes à antecipação do recolhimento rescisório;
– Jovem aprendiz: 2% do salário mensal.
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
Quando o depósito do FGTS deve ser feito:
Vale ressaltar que os depósitos devem ser feitos durante toda a vigência do contrato de trabalho CLT. Valendo também nos períodos de férias, avisos, acidente de trabalho, licença-maternidade e outras situações, no qual, o contrato de trabalho permanece vigente.
Do mês seguinte do mês que foi trabalhado. Caso esta data não for de dia útil, o recolhimento deve ser realizado no dia útil anterior a data. Se por ventura o depósito vir ocorrer após o vencimento, este valor deve vir acrescentado de juros e correção monetária.
Como conferir se os depósitos estão sendo feitos?
Por meio do aplicativo do FGTS, o trabalhador pode conferir então se o seu saldo está sendo de forma correta depositado na conta do FGTS. Por meio desse app, é possível ser verificado se os valores depositados estão corretos, datas de depósito e consultar também o histórico dos descontos feitos.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Para fazer isso, acesse então o app do FGTS e faça o login com o seu CPF e a senha cadastrada, caso não tenha ela cadastrada ainda, cadastre. Na próxima tela já é possível consultar os últimos depósitos.
Vale ressaltar que é bom que o trabalhador venha verificar o seu saldo do FGTS todos os meses, para assim saber se está sendo respeitado os seus direitos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.