A aposentadoria 2023 vai passar por um novo aumento. Essa foi a afirmação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Todavia, o último reajuste do piso nacional passou a valer no dia 1º de janeiro. Mas, segundo o ministro, o governo está discutindo a busca de um novo espaço fiscal para mudar o valor do salário. Caso haja possibilidade, a mudança será em 1° de maio.
Além disso, a retomada da Política de Valorização do Salário Mínimo também é uma das prioridades da pasta. Segundo o ministro, a política mostrou bons resultados nos governos anteriores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2005 e 2007.
A aposentadoria 2023 é reajustada de acordo com o salário mínimo. Portanto, se houver essa alteração de valores, os benefícios do INSS serão impactados.
Mais oportunidade de emprego
Durante a sua fala, Marinho também destacou sua expectativa sobre a nova gestão e frisou sobre a reparação das relações trabalhistas como prioridade. Segundo ele, é preciso rever o que foi prejudicado nesse processo de relações de trabalho, para que se possa retomar as negociações, valorizando o valor do trabalho em si, a massa salarial, geração de emprego e renda.
Leia mais: Urgente: Governo divulga quem NÃO deve receber 13º salário em 2023; Descubra
Sobre as expectativas da nova gestão, Marinho também disse sobre a retomada das obras públicas como um impulso para o crescimento da economia e das oportunidades de emprego.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Nova aposentadoria 2023 a partir de maio
No último dia 14, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu conceder um reajuste adicional no salário mínimo em 2023. Portanto, o piso nacional deve ser elevado dos atuais R$ 1.302 para R$ 1.320 a partir de 1º de maio. Ou seja, na data simbólica por ser Dia do Trabalho.
Vale lembrar que a possibilidade de um aumento extra no salário mínimo já vinha sendo admitida por integrantes do Ministério da Fazenda nas últimas semanas. Todavia, esse reajuste também altera a aposentadoria 2023.
Leia mais: Notícia quente: Investimentos em aposentadorias pelo Nubank é possível; Saiba como
Não somente de quem ganha um salário mínimo, mas de todas as contribuições do INSS. Afinal, todas têm como base o piso salarial nacional. De acordo com informações, o novo valor já está alinhado entre Lula e ministros do governo.
Agora é aguardar o pronunciamento oficial do presidente Lula.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!