Milhões ainda não foram retirados do abono salarial referente ao ano-base de 2020. A boa notícia é que o PIS/PASEP esquecido está sendo liberado aos trabalhadores. Veja como você pode receber esses valores ainda esse ano.
O calendário de pagamento do abono salarial está atrasado. O pagamento referente ao ano-base de 2020 foi liberado recém no ano passado. Isso porque os valores correspondentes a esse abono foram usados para o pagamento de um auxílio emergencial aos trabalhadores durante a pandemia.
Mas, muitos trabalhadores deixaram o PIS/PASEP esquecido nos bancos. Dos trabalhadores, 120.947 não sacaram o PIS, que soma R$ 100,54 milhões. Já em relação ao PASEP, 279.028 trabalhadores não sacaram, o que soma R$ 257,39 milhões. O prazo encerrou no dia 29 de dezembro.
O que fazer se tem PIS Pasep esquecido
No dia 15 de fevereiro iniciou o calendário de pagamento do abono salarial referente ao ano-base de 2021. De acordo com o Ministério do Trabalho, os trabalhadores que não sacaram o abono referente ao ano-base de 2020, poderão solicitar a partir dessa data.
A solicitação deve ser feita por meio de abertura de um recurso administrativo no Ministério do Trabalho, nas unidades regionais do trabalho, pelo telefone 158 ou pelo e-mail [email protected]. Nesse e-mail, a sigla uf deve ser substituída pela sigla do seu estado. Por exemplo, os trabalhadores do Rio Grande do Sul devem usar o seguinte e-mail: [email protected].
O PIS Pasep esquecido fica a disposição para saque até cinco anos após o fim do calendário regular de saque. Ou seja, quem não sacou o abono salarial de 2020 (liberado em 2022) tem até dezembro de 2027 para fazê-lo.
Após a abertura do processo administrativo, o ministério dará um parecer em até 30 dias. Em caso de deferimento, o lote é liberado no mês seguinte a análise. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep é pago pelo Banco do Brasil.
Leia mais: Surpresa: Caixa Tem garante dinheiro extra com empréstimos; veja passo a passo!
Como sacar o PIS Pasep esquecido
Após o deferimento, o trabalhador pode sacar de forma presencial na Caixa ou no Banco do Brasil. Basta possuir uma documentação com foto e o cartão social com senha. Também é possível verificar o PIS Pasep esquecido através do aplicativo Caixa Trabalhador.
Nesse app, aparecem as informações sobre onde ocorrerá o depósito do abono salarial. Os valores do PIS são liberados no app Caixa Tem, onde pode ocorrer a movimentação, ou de forma presencial. O PASEP, para quem é correntista, tem depósito diretamente nessa conta, ou tem a opção do saque presencial.
Leia mais: RECEBA DINHEIRO EXTRA ESQUECIDO NOS BANCOS; Veja agora como receber
PIS Pasep 2023
O calendário do abono salarial de 2023 iniciou no dia 15 de fevereiro. Esse abono é referente ao ano-base de 2021. Veja quando você vai receber:
- Janeiro: 15 de fevereiro;
- Fevereiro: 15 de fevereiro;
- Março: 15 de março;
- Abril: 15 de março;
- Maio: 17 de abril;
- Junho: 17 de abril;
- Julho: 15 de maio;
- Agosto: 15 de maio;
- Setembro: 15 de junho;
- Outubro: 15 de junho;
- Novembro: 17 de julho;
- Dezembro: 17 de julho.
Quem tem direito ao, PIS/PASEP?
Os critérios para ter direito ao PIS/Pasep são:
- O trabalhador precisa ter trabalhado, ao menos, 30 dias no ano-base de pagamento;
- A inscrição no programa precisa ser de 5 anos ou mais;
- A média salarial precisa ter sido de dois salários mínimos;
- As informações do trabalhador precisam estar atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Leia mais: Dinheiro esquecido em bancos já pode ser consultado; Confira!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!