A Caixa Econômica Federal começará a pagar o abono salarial do PIS/PASEP na próxima semana, sendo mais exato, na terça-feira(8). A partir dessa data os trabalhadores que exerceram atividades de carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base, começam a receber seus abonos.
Leia mais: Registrato do Banco Central impede a consulta de valores
O abono salarial funciona como uma espécie de 14º salário para os trabalhadores de baixa renda, assim é possível que esse grupo conta com mais uma ajuda governamental. Além disso, você deve ter visto que temos dois nomes nesse benefício, o PIS e o PASEP, ambos funcionam da mesma maneira, mas para públicos diferentes. Sendo assim, o PIS é o abono para trabalhadores da iniciativa privada enquanto o PASEP tem como alvo os servidores públicos.
Entenda os saques do PIS/PASEP 2022.
PIS/PASEP 2022
O Governo Federal já definiu as datas e valores do PIS/PASEP desde o começo do ano e assim os trabalhadores tiveram péssimas notícias: trabalhou ano passado não receberá. O que acontece é que o pagamento do abono já está em atraso desde o ano passado, quando a covid-19 bateu recordes de contaminação.
Na época e até hoje, a necessidade de montar um estrutura de combate à covid-19 foi indiscutível e para isso a União precisaria redirecionar verba ou furar o teto de gastos. Sendo assim, a decisão final foi optar pelo redirecionamento da verba de pagamento dos abonos salariais do ano de 2020 e dessa maneira se sucedeu.
Com a chegada de 2021 o esperado era que fossem pagos dois abonos, ou seja, um saque duplo referente aos anos de 2020 e 2021. No entanto, não foi isso que aconteceu pois o governo liberou os pagamentos do ano retrasado e os de 2021 estão adiados.
Assim, a partir da próxima terça-feira começam os saques do PIS/PASEP de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador e o número de inscrição, respectivamente. Confira agora o calendário:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quanto vou receber do saque PIS/PASEP ?
O abono salarial do PIS/PASEP conta com valor piso e teto que o governo também definiu para o ano de 2022. Sendo assim, da mesma forma que aconteceu nos anos anteriores esse valor parte de uma fração do salário mínimo vigente até chegar no valor integral.
Para tratar de valores mais exatos, o piso do PIS/PASEP é equivalente ao salário mínimo de 2022 dividido pelos 12 meses do ano. Com o reajuste salarial temos o mínimo em R$1.212,00, quando efetuamos a operação chegamos ao valor mínimo de R$101,00.
Sendo assim, esse valor aumenta de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base, que para esse pagamento será o ano de 2022. Confira agora a tabela de valores do PIS/PASEP

Leia mais: Aumenta o número de contratações de empréstimo consignado
Vale lembrar que para consultar a situação do seu PIS e a data de pagamento basta consultar os aplicativos Caixa Tem, Caixa Trabalhador ou ainda a Carteira de Trabalho Digital. Para o PASEP você pode clicar aqui ou ligar para a central do Banco do Brasil (4004-0001 para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001 para interiores)
Gostou das informações sobre o PIS/PASEP? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: