O 13 salário INSS é um tema que traz sempre muitas surpresas. Afinal, com a mudança de governo houve diversas transformações no país e um deles é o pagamento do Instituto.
Uma das maiores dúvidas era com a questão do pagamento. Isso porque os segurados queriam saber se o depósito seria adiantado, assim como nos últimos três anos. Mas com a liberação do calendário, esse questionamento foi sanado.
Todavia, há outra questão a ser resolvida. Afinal, quem vai ficar sem receber o 13 salário INSS? Confira a seguir.
Sobre o 13 salário INSS
O pagamento do décimo terceiro salário é um extra que existe há muitos anos no Brasil. Todavia, ele era visto como uma bonificação para os trabalhadores no fim do ano. Portanto, por ser pago perto das festas de fim de ano, ficou conhecido como abono natalino. Todavia, o bônus é pago aos aposentados e pensionistas do INSS.
Leia mais: Atenção: Caixa Econômica pagará R$ 3,9 mil; Saiba como você pode sacar esse valor
Em 2023, os segurados do Instituto receberão novos valores de décimo terceiro salário. Quem recebe um valor equivalente ao salário mínimo vigente, o pagamento é 7,43% maior após o reajuste anual. Portanto, o 13 salário INSS será de R$ 1.302,00. Mas para quem tem aposentadorias maiores que o piso salarial nacional, os valores pagos pelo INSS também sofreram reajustes, um aumento de 5,93%.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Cronograma de pagamentos
Devido à crise financeira em função da Covid-19, nos últimos anos o pagamento do 13° salário foi pago adiantado. Sendo assim, metade do valor que era recebido era pago antecipadamente, nos primeiros meses do ano. Todavia, em 2023, o pagamento não deverá seguir esse modelo.
Leia mais: INSS deve pagar até 60 salários mínimos para aposentados; Confira como receber
Portanto, as parcelas serão pagas em agosto/setembro e novembro/dezembro, de forma tradicional. Sendo assim, a partir de 25 de agosto, serão pagas as primeiras parcelas daqueles que receberem o pagamento equivalente ao salário mínimo. Mas a segunda virá a partir de 24 de novembro. No entanto, quem tem um benefício maior, receberá as parcelas a partir de 1º de setembro e 1º de dezembro, respectivamente.

Mas quem não recebe o abono salarial?
Não são todos os grupos de beneficiários do INSS que vão receber o pagamento do décimo terceiro 2023. Afinal, existem algumas exceções. Pessoas cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, ficam de fora.
Leia mais: Maravilha: Saiba como solicitar o Auxílio-Caminhoneiro em 2023; Veja mais
Assim, mais de 5 milhões de brasileiros ficam de fora do pagamento do 13º salário. Todavia, esse grupo inclui:
- idosos com idade igual ou superior a 65 anos;
- pessoas com deficiência;
- quem se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
Os outros aposentados e pensionistas do INSS recebem normalmente.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.