Quem pode se aposentar aos 50? Veja a seguir uma análise do INSS que pode te dar noção de como a reforma da Previdência impacta gerações e aponta opções.
O que mudou na aposentadoria do INSS com reforma da previdência?
Desde a reforma da previdência de novembro de 2019, os trabalhadores interessados em planejar suas aposentadorias tiveram que considerar pelo menos sete regras para acessar benefícios gerais (por idade ou por histórico de contribuições).
Leia em seguida: Entenda Tudo Sobre O Projeto Do Lula De Perdoar Suas Dívidas Em 2023; Veja Como Participar
Isso sem falar nos regimes específicos para grupos-alvo específicos, como deficientes e trabalhadores em atividades insalubres, rurais e educacionais. Por isto é importante planejar a aposentadoria!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como aposentar pelo INSS?
O planejamento da aposentadoria deve ser uma das prioridades da sua vida financeira, pois é a única forma de garantir um futuro seguro para você. Já imaginou chegar à velhice dependendo apenas da previdência social, com um salário bem inferior ao atual?
Essa é uma grande preocupação dos brasileiros, principalmente após a reforma da previdência, que fixou a idade mínima após 60 anos (65 para homens e 62 para mulheres), aumentou o tempo de contribuição e reduziu o valor do serviço.
Em outras palavras: se você sonha em se aposentar com uma boa renda e desfrutar de uma vida despreocupada, precisa começar a pensar nas suas finanças agora, pois o tempo é precioso quando se trata de formar capital.
Leia em seguida: Benefícios Liberados Para Idosos Garantem Isenção Em Diversos Serviços; Veja Agora
Ao longo do caminho, você precisará manter a disciplina para economizar mensalmente, escolher os melhores investimentos para a aposentadoria para multiplicar seu dinheiro no longo prazo e obter a renda necessária para cobrir suas despesas na velhice.
Você pode até receber a pensão do governo, mas terá que contar com outras fontes de renda complementar se quiser viver bem na aposentação.
Consequentemente, quanto mais cedo você começar a se planejar, mais chances terá de formar sua reserva financeira, receber renda e manter um bom padrão de vida ao longo do caminho.
Leia em seguida: Aposentadoria Do INSS Poderá Ter Novo Aumento Em 2023; Entenda
Como aposentar pelo INSS com 50 anos?
A análise não é uma fórmula exata, mas aponta o caminho e faz alguns alertas sobre os pontos-chave que os trabalhadores na faixa dos 50 anos precisam considerar.
Os cinquenta são em média um período contributivo transitório, 25 anos para as mulheres e 33 anos para os homens, podendo ser classificados nas regras transitórias da reforma da previdência.
Na maioria das vezes, esse público não depende das regras que exigem idade mínima, pois está mais próximo da transição de alguns benefícios por tempo de contribuição:
Leia em seguida: Urgente: Novas Regras Liberam Aposentados Da Prova De Vida; Confira
- Pedágio: a tarifa é requisito para o tempo adicional de contribuição para a aposentação sem idade mínima. Este tempo extra será calculado com base no tempo fornecido antes de 13 de novembro de 2019. A reforma da Previdência Social introduz dois tipos de taxas de aposentação com base no momento em que as contribuições são pagas:
- a)50% de pedágio: válido para os empregados que, a partir de 13 de novembro de 2019, tenham dois anos ou menos restantes para pagar as parcelas não mínimas de aposentação do INSS.
As regras exigem um adicional de 50% do tempo restante para concluir o prazo de depósito de 30 anos (mulheres) ou 35 anos (homens). - b)100% de pedágio: esta regra se aplica aos segurados que atingiram a idade de 57 (mulheres) ou 60 (homens). Esses assalariados devem pagar o dobro das parcelas faltantes para completar suas contribuições de 30 anos (feminino) e 35 anos (masculino) em 13 de novembro de 2019.
- Por ponto: a idade deve ser somada no momento da participação e o resultado deve atingir a pontuação mínima. Cada ano inscrito vale um ponto. A mesma coisa acontece com a idade Cada ano de vida vale 1 ponto. Pontos necessários em 2021:
Mulheres – 88 pontos
Homens – 98 pontos
De acordo com a regra dos pontos de transição, você deve ter o seguinte período mínimo de contribuição para se aposentar: 30 anos para mulheres e 35 anos para homens
As simulações expostas no site Meu INSS também introduzem enganos por não contabilizarem intervalos inconsistentes, vale a pena consultar um advogado.
Gostou do conteúdo sobre aposentar pelo INSS aos 50 anos? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. E direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.