A Revisão da vida toda, é um recálculo ou inclusão de novos valores no cálculo da aposentadoria de beneficiários do INSS. Ela influencia diretamente na vida dos aposentados e visa incluir no cálculo, todos os períodos de contribuição “da vida toda” deles.
Entenda melhor esse assunto na matéria abaixo.
Leia em seguida: Ótima notícia: saiu data de pagamentos do 13º salário dos aposentados; Confira calendário liberado
Veja como fazer a Revisão da Vida toda
Primeiramente, o aposentado interessado deveria acionar a justiça, juntamente com seu advogado especializado em direito previdenciário e solicitar que o valor da sua aposentadoria fosse ajustado. Algumas pessoas poderiam receber até R$ 200 mil atrasados do INSS.
Todos os aposentados têm direito a revisão da vida toda, mas tinham mais probabilidade de se beneficiam, aqueles que:
- Ganhavam um bom salário antes de 1994 (início do Plano Real).
- Possui poucas contribuições depois de 1994.
- Passou a ganhar menos depois de 1994.
Leia em seguida: Veja quem tem direito a um novo aumento de 25% na aposentadoria!
Veja um ótimo exemplo
Imagine que José trabalhou por 10 anos como gerente de uma grande empresa alimentícia até 1993. Na época, seu salário era acima do teto do INSS. Infelizmente, em 1993 a empresa faliu, e ele com muito custo conseguiu um emprego que pagava até um salário-mínimo de vendedor de móveis.
A partir disso, ele contribuiu ao INSS somente o valor referente a até 1 salário-mínimo, sendo que antes, contribuía com um valor relevante bem maior. Dessa forma, em 2010, José se aposenta do emprego de vendedor de móveis por tempo de contribuição.
O valor de sua aposentadoria está em acordo com o período que se sucede a partir de 1993. Logo, é um valor referente a um salário-mínimo vigente. Já que o cálculo da aposentadoria só considera as contribuições a partir de 1994. Tudo o que foi contribuído à previdência social nos seus 10 anos de gerente ficou de fora.
A Revisão da Vida Toda, viria para corrigir isso. E o tempo de contribuição da época em que seu José recebia acima do teto do INSS é considerado. Fazendo com que sua aposentadoria também seja ajustada, além de receber o valor atrasado durante os anos.
Leia em seguida: Saiu agora: Calendário de pagamentos determina futuro do 14º salário; Veja as datas e quem vai receber
Veja o que isso significa
Segundo o site do Governo Federal, as questões sobre o pedido de suspensão, são exatamente a concessão ao INSS de um período para que ele possa reunir as condições necessárias para fazer uma transição entre a interpretação que estava vigente e a nova interpretação feita pelo Supremo Tribunal Federal.
Acontece que, o INSS enviou uma petição (realizada pela AGU, Advocacia-Geral de União) ao STF, (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL), nesta segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023, pedindo que todos os casos que solicitam a revisão sejam suspensos. O órgão alegou que manter a revisão “demanda alteração de sistemas, rotinas e processos que possuem impacto orçamentário de milhões de reais”.
O órgão segue aguardando decisão da Justiça.
“O INSS segue aguardando a publicação do acórdão por parte do STF para identificar quais providências adotará nas revisões.” – INSS, em nota.
Para aqueles que estão buscando a revisão, nada muda, por enquanto. Já que o pedido foi somente recebido pelo STF, ele ainda não foi julgado e uma ordem do Tribunal ainda não foi emitida quanto a suspensão da revisão.
Para mais informações oficiais, clique aqui. Ou, siga o INSS nas redes sociais.
A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!