A grande novidade para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o pagamento extra do INSS que sai no 5º dia útil de fevereiro, ou seja, dia 07/02. De acordo com as informações oficiais, o Conselho da Justiça Federal (CJF) já disponibilizou cerca de R$1,4 bilhão para quitação de dívidas previdenciárias e assistenciais. Com isso o instituto começa a pagar o valores referentes a Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
Leia mais: Saque extra FGTS de até R$2.900 autorizado
Vale lembrar que esse pagamento acontecerá para todos aposentados e pensionistas que ganharam causa na justiça contra o instituto e por isso o INSS tem obrigação de pagar. Nesse contexto, a justiça já liberou um bom montante para iniciar os depósitos no dia 7. Você já sabe se vai receber o pagamento extra do INSS?
Continue aqui para saber como receber! Confira!
Como receber o pagamento extra do INSS
Para ter certeza de que o aposentado ou pensionista receberá o pagamento extra do dia 7, ou seja, no primeiro lote dos depósitos, é necessário entrar no site do TRF. Em seguida, acesse o menu que está à esquerda da tela, procure o campo de acesso ao sistema e clique em TRF. Pronto, após isso você estará logado no portal.
Uma vez dentro do sistema você deve acessar a aba de “Consulta Pública de Processos”. Só então será possível confirmar o valor do depósito, número da conta e quando seu dinheiro estará disponível. Contudo, vale lembrar que para facilitar a sua pesquisa é bom ter o número de requerimento do processo, seu CPF ou ainda o número da ação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Se ainda assim você quiser entender mais sobre o seu pagamento extra no dia 7, acesse o manual que a Corte elaborou para orientação dos beneficiários e advogados.
Saque do pagamento extra INSS
Os saques do pagamento extra INSS são feitos em dois dos principais bancos nacionais: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Para receber na Caixa Econômica, os advogados podem usar o módulo de acesso na Área Restrita do Portal da OAB e assim cadastrar as contas correntes para o recebimento. Isso porque esse sistema permite o recebimento dos RPVs a partir de um convênio entre o banco e a Ordem de Advogados do Brasil. Para conferir entre no site da OAB e acesse a área restrita.
Leia mais: Prova de Vida tem novas regras
.O público geral pode se dirigir até as agências para solicitar atendimento presencial, vale lembrar que algumas podem não estar em funcionamento, então verifique antes. Fora isso, os atendimentos presenciais costumam funcionar de segunda a sexta-feira no período das 10h às 17h. Para ter acesso a mais informações sobre o funcionamento da Caixa, clique aqui.
Para receber e sacar o pagamento extra do INSS no Banco do Brasil os correntistas devem solicitar o crédito automático de precatórios e RPVs. Dessa forma o valor estará disponível na sua conta em apenas um dia útil após a aprovação judicial.
Além do mais, se você não é cliente ou não quer aderir ao crédito automático, ainda é possível escolher o saque na boca do caixa ou transferência entre as agências do BB. Para o atendimento presencial, é preciso apresentar na agência documento de identificação original, CPF e o formulário de resgate preenchido.
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: