O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) vem trabalhando para evitar que os aposentados e pensionistas fiquem se receber o provimento dos benefícios. Afinal de contas, mesmo sendo uma renda teoricamente garantida, ela pode faltar.
Tudo isso porque o INSS está de olho em casos de fraudes e pagamentos indevidos. Logo, os desvios que muitas vezes acontecem podem afetar a saúde financeira da Previdência Social.
Inclusive, já existe um rombo financeiro enorme, que inclusive resultado na reforma da previdência em 2019. Na oportunidade, entre outras coisas, se aumentou o tempo de contribuição para tentar tirar o órgão do negativo.
Como fazer o recadastramento do INSS?

Agora, todo aposentado e pensionista do INSS tem o dever de fazer o recadastramento anual, no início do ano. Essa é a chamada ‘prova de vida’. Então, é com esse cadastro que vai se comprovar que realmente ainda está vivo e que deve continuar recebendo o benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No entanto, essa medida do INSS vale não apenas para os aposentados, como também para os pensionistas. Então, todos os beneficiários do órgão governamental precisam fazer esse recadastramento.
Ainda assim, desde o ano passado, uma nova resolução também passa a responsabilidade para o próprio INSS. Agora, a entidade fica responsável por cruzar os dados dos beneficiários, como carteira de vacinação e imposto de renda, para comprovar a veracidade das pessoas.
Veja em seguida: INSS antecipa calendário de pagamento de fevereiro; Veja quando irá receber;
Ainda assim, os aposentados e pensionistas podem fazer e a declaração de prova de vida no INSS. Com isso, esse ato voluntário vai até mesmo ajudar o governo a ter todos os dados em mãos e não arriscar ter que cortar o benefício dessas pessoas, que tanto precisam desse dinheiro.
O que acontece se não fizer o recadastramento?
Primeiramente, os aposentados e pensionistas podem fazer a prova de vida pelo próprio aplicativo ‘Meu INSS’, sem precisar sair de casa. Para isso, basta enviar, de forma digitalizada, todos os documentos pedidos pelo governo.
Outra possibilidade é ir pessoalmente a uma agência do INSS para fazer o recadastramento. No entanto, normalmente tem o problema da demora do atendimento e também as filas que sempre ocorrem.
Mas, se o aposentado e pensionista do INSS não fizer a prova de vida, ele será inicialmente notificado pela previdência social. Depois, se não resolver o problema, deverá ter o benefício suspenso pelo prazo de 30 dias.
Veja em seguida: Últimas notícias do INSS: NOVO PROJETO prevê pagamento de R$4500 para aposentados; Veja como receber
Depois disso, ainda poderá resolver as pendências para voltar a receber o valor do INSS. Mas, se não o fizer, a punição é ainda maior. Então, vai ter todo o processo extinto pela previdência social.
Por fim, se quiser eventualmente fazer um novo cadastro, vai ter que agir como se tivesse entrando novamente com o pedido de aposentadoria e pensão no INSS. Caso contrário, ficará sem o recebimento.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Veja em seguida: Saiu agora: INSS cancela laudos médicos de beneficiários; Saiba como evitar que o seu seja cancelado!