O crédito consignado do INSS deve passa a ser liberado por meio de biometria ainda neste semestre. O INSS prepara instrução normativa com nova regulamentação da medida, que está em fase de preparação nos bancos.
O principal objetivo é permitir a contratação do empréstimo consignado a distância, sem que o aposentado ou pensionista tenha a necessidade de comparecer a uma agência bancária.
Para especialistas, a biometria pode possibilitar contratações mais seguras e menos risco de fraude. Confira como vai funcionar:
Consignado INSS por biometria
A inclusão do reconhecimento biométrico já havia sido determinado por meio de uma IN publicada pelo Governo Federal no mês de novembro de 2022. Por regra, a biometria deveria ser implementada pelos bancos em até 60 dias, prazo que veio a acabar nos primeiros quinze dias de janeiro.
Leia mais: Notícia quente: Saiu o calendário do 13º salário do INSS; Veja quando você vai receber abono extra
Com o atraso, o INSS deve publicar ainda neste mês a IN, com instruções para que os bancos adotem o procedimento. A implantação é obrigatória e quem não se adequara será descredenciado, ou seja, deixará de ofertar o consignado.
A Febraban afirma que espera as regras do governo para realizar a adequação.
“Os bancos ainda aguardam o detalhamento por parte do INSS sobre a adequação”, diz nota.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
João financeira últimas notícias de hoje
A medida que trata sobre a biometria para consignado do INSS já está em fase de testes. Entretanto, essa implantação demanda desenvolvimento de tecnologia e cruzamento de dados com o governo
Leia mais: Nova margem para consignado surpreende aposentados; Veja novo valor liberado para empréstimo
O empréstimo consignado é uma opção de crédito que tem o desconto realizado diretamente no benefício. Dessa forma, tome cuidado antes de contratar, já que irá impactar diretamente na sua renda mensal.
Como vai funcionar a biometria no consignado do INSS
A biometria poderá ser utilizada nos contratos de empréstimo consignado como se fosse a assinatura do segurado. Além do reconhecimento biométrico, o aposentado ou pensionista deve seguir apresentando um documento de identificação com foto, além disso, deve ter consigo o número do CPF, para fazer a contratação.
Leia mais: Notícia quente: pagamento abono extra INSS de R$ 651; Confira datas liberadas para saque; Veja como
Dessa forma, o cidadão poderá à distância, fechar o contrato com a instituição financeira.
Lembrando que esse será o único método à distância de autorizar. De acordo com as normas do INSS, não será aceita autorização por ligação telefônica nem por gravação de voz do segurado.
De acordo com relatos de especialistas , esse método trará mais segurança.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!