Está pronto! A nova iniciativa para renegociar a dívida de milhões de brasileiros vai se chamar Programa Desenrola Brasil
Com ele, milhares de pessoas vão poder limpar o nome e manter as contas em dia. Em primeiro lugar, o programa foi uma promessa de campanha do governo Lula, que tem como principal objetivo a renegociação de dívidas.
O programa foi uma das promessas de campanha de Lula que já está pronto.
No final de janeiro de 2023, o ministro Fernando Haddad contatou a Federação Brasileira de Bancos para realizar o levantamento de valores pendentes a serem pagos a fim de iniciar o programa.
Veja como ele vai funcionar abaixo!
O que é o Desenrola Brasil e qual o seu objetivo
Primeiramente, um dos objetivos do programa é que milhões de pessoas possam voltar a quitar o que devem, para que dessa forma, elas possam ter acesso a crédito novamente no mercado.
Uma das novidades é que pequenas empresas também podem participar do programa!
Leia mais: REVISÃO DO FGTS pode garantir EXTRA para brasileiros; Confira aqui
No entanto, o programa tem como prioridade as pessoas que recebem até 2 salários mínimos. O motivo é que estas representam cerca de 50 milhões de brasileiros endividados.
“Cinquenta milhões de negativados. Essa é a população de zero a dois salários mínimos que, em geral, está em outros programas sociais. Se não desatar o nó do alto endividamento no período pós-pandemia, não vai reestruturar as famílias”, disse o ministro Haddad.
Como vai funcionar o programa
Segundo o que foi divulgado até o momento, vão poder participar do programa brasileiros com até dois salários mínimos, assim como já foi dito anteriormente. No entanto, ainda será definido um limite de dívidas que podem ser negociadas pelo Desenrola. O valor limite ainda está em discussão!
Foi previsto que para esse programa vai ser disponibilizado recursos públicos, que servirão para garantir as dívidas. Todavia, para que a instituição financeira possa participar, será necessário que ela abaixe o valor da dívida consideravelmente.
Dessa forma, é possível que os bancos ofereçam valores com taxas de juros mais baixas em suas negociações, e a garantia é de que o governo vai cobrir o prejuízo no caso de não pagamento.
Leia mais: Moedas em REAL podem valer até R$ 5.000; entenda aqui
A princípio, as dívidas vão poder ser renegociadas por meio de um site, onde o cidadão vai poder ver a sua e iniciar a negociação. Em seguida, as empresas são notificadas e passam a oferecer propostas melhores com desconto.
A empresa que oferecer o maior desconto vai ter prioridade na fila de pagamento. Em contrapartida, o mesmo vai funcionar com as empresas, a que apresentar a menor taxa de juros vai ter preferência para entrar no programa.
Quando está previsto o início do Programa Desenrola Brasil
Ainda não há nenhuma previsão dada pelo governo, isso porque eles ainda estão em negociação com as instituições bancárias. Por fim, caso tudo ocorra bem, diversos brasileiros vão poder fazer a negociação de dívidas com bancos e instituições financeiras com descontos altíssimos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!