A modalidade de saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criada em 2020 e permitiu que os trabalhadores pudessem retirar anualmente um bônus do seu Fundo, no entanto, a pessoa perde o direito ao saque-rescisão caso for demitido sem justa causa.
Qual a diferença entre o Saque-Rescisão e o Saque-Aniversário?
O Saque-Rescisão funciona de modo que quando o trabalhador é demitido sem justa causa, ele pode sacar integralmente o dinheiro do FGTS, incluindo a multa rescisória, é a modalidade padrão que o trabalhador ganha ao utilizar o FGTS.
Leia Mais: Oficial: MEIs podem aumentar renda de aposentadoria; Saiba o passo a passo
O Saque-Aniversário é um sistema opcional que todos os anos, no mês do aniversário do trabalhador é permitido o saque de parte do seu saldo do FGTS, assim, se ele for demitido sem justa causa, ele poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não será permitido sacar o valor integral na conta do FGTS. Atualmente a nova modalidade do Saque-Aniversário tem aderência de muitos trabalhadores.
Como aderir ao saque-aniversário do FGTS?
Para aderir a essa modalidade basta acessar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e IOS e fazer o requerimento. Assim, ao entrar no aplicativo, coloque o número do seu CPF e faça o login, o app vai fazer quatro perguntas para confirmar sua identidade, basta responder todas e confirmar.
Leia Mais: Confira: Aumento de 40% em aposentadorias surpreende beneficiários do INSS; Entenda mudanças
Em seguida, clique em “Saque Aniversário do FGTS”, ao optar pelo saque toque em “Visualizar termo de adesão” e confirme em “Li e aceito os termos e condições“, confirme em “Optar pelo saque-aniversário”.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Cancelamento do Saque-Aniversário
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, fez um anúncio recentemente que deu a entender que o saque-aniversário do FGTS teria fim em 2023.
Pois alegou que a modalidade pode não ser vantajosa para os trabalhadores, já que ao optar por ela o trabalhador perde o direito de sacar todo o seu dinheiro do FGTS caso ele for demitido sem justa causa, prejudicando-o futuramente.
No entanto, o Ministro afirmou que ainda está repensando a sua posição sobre a modalidade. Desse modo, ao invés de cancelar a modalidade, realizaria algumas mudanças no saque.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Assim, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.