O crédito consignado é um empréstimo em que o pagamento do mesmo acontece automaticamente da folha de pagamento. No caso de beneficiários do INSS é descontado diretamente do benefício.
Agora fica mais seguro ainda fazer esse tipo de empréstimo. Entenda os detalhes na matéria completa.
Leia em seguida: Novidade: Novo banco oferece empréstimo consignado; Saiba como conseguir
Entenda como funciona o empréstimo para INSS
Primeiramente, no caso do beneficiário INSS, automaticamente de seu benefício. Logo, o risco de inadimplência é quase nulo, sendo uma boa oportunidade para as instituições financeiras e para a organização financeira da pessoa física contratante do empréstimo.
Ainda, a novidade é que o empréstimo passará a ser liberado por meio do uso da biometria. A identificação do indivíduo por meio da impressão digital, linhas, íris, assinatura, voz, marcas exclusivas da mão.
Leia em seguida: Atenção: Veja como receber seu salário de aposentadoria antecipadamente este mês!
Os empréstimos consignados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão precisar obrigatoriamente de biometria para serem liberados e as instituições financeiras terão até 60 dias para se adaptarem às mudanças.
As taxas variam de banco para banco, mas costumam ser as menores do mercado, pela segurança que o empréstimo dá aos emprestadores.
Leia em seguida: Saiu agora: Descubra se depressão pode gerar auxílio do INSS; Veja lista de doenças para aposentadoria!
Como funcionará
A biometria será utilizada como assinatura do segurado. Ao realizar a contratação do empréstimo, ao se dirigir as instituições financeiras, o contratante também deve portar um documento com identificação pessoal com foto e o CPF.
Contudo, essa contratação também poderá ser feita a distância, por causa da biometria de digitais. Mas, gravação de voz, ligação telefônica, não serão aceitos como assinatura. Somente a biometria de digitais.
“O INSS tomou várias medidas para conter esse problema da fraude, mas estamos longe do ideal”, – Adriane Bramante, Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.
Quem pode pegar o empréstimo
Para saber se o há a possibilidade de você fazer um empréstimo consignado INSS, acesse a plataforma “MeuINSS”, seja pelo site ou aplicativo.
- Clique em “Para você”.
- Clique em “Extrato de Empréstimo”.
- Clique em cima do número do benefício (NIS), uma nova janela se abrirá.
Caso o sistema tenha desbloqueado o empréstimo para você, ali você o verá, junto com a margem consignável.
Cuidado com os golpes!
– Antes de mais nada, saiba que o INSS não pede nenhum dado pessoal ou o número do benefício ligando para os beneficiários.
– Se optar por contratar um consignado, procure a instituição financeira pelos canais oficiais, se necessário, peça ajuda às pessoas de sua confiança.
– Não empreste seu nome, se a pessoa não conseguir pagar, infelizmente, é o seu nome que ficará sujo (CPF irregular).
– Sempre analise o seu extrato INSS, para caso, fraudes ocorram, você as identifique com brevidade.
– Não clique em nenhum link que receber por e-mail, ou por WhatsApp, ou outro serviço eletrônico, preferencialmente, bloqueie o número
– Mantenha contato com o INSS somente pelos meios oficiais:
Site “MeuINSS”.
Aplicativo “MeuINSS”.
Central de atendimento por ligação, disque 135.
O acesso aos serviços do governo é gratuito.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.