Neste post falaremos sobre o saque do FGTS emergencial. Portanto, desde o fim do ano passado vemos as regiões sul da Bahia e Minas Gerais sendo o alvo de fortes chuvas e com isso os moradores se tornaram vítimas das enchentes. Diante desse fenômeno e suas consequências, o Governo Federal junto à Caixa Econômica Federal (CEF) decidiram ajudar essas pessoas. Nesse contexto, a medida de amparo foi o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para as vítimas de enchentes.
Leia mais: Crédito consignado INSS vai voltar ter margem de 40%?
Com a antecipação, os moradores de Sabará (MG), Mateus Leme (MG) e Ibicuí (BA), já podem sacar até R$6.220,00 do seu fundo de garantia desde a última quarta-feira(2). Vale lembrar que para ter direito ao saque é necessário comprovar o endereço de acordo com os relatórios que a Defesa Civil forneceu à Caixa Econômica Federal.
Confira como funciona o saque emergencial do FGTS!
Como realizar o saque FGTS emergencial
Para todos os trabalhadores de carteira assinada que sofreram os impactos das enchentes nessas regiões o teto de saque FGTS emergencial é de R$6.220,00 como falamos recentemente. Além disso, para comprovar que você é realmente uma vítima do desastre natural, a Caixa exige que o endereço seja compatível com aqueles que a Defesa Civil informou.
Portanto, o trabalhador que mora nas cidades de Sabará ou Mateus Leme pode solicitar o saque a partir do dia 14 de abril. Já no caso de Ibicuí a solicitação está disponível um pouco antes, no dia 28 de março. Uma observação: a solicitação pode ser via aplicativo, para facilitar as coisas.
Nesse contexto, o trabalhador deve abrir o app e escolher a opção que indica “Meus Saques” e então não existe a necessidade nem de comparecer na agência bancária. Isso porque você pode enviar os documentos de identificação – identidade e comprovante de residência – já pelo app.
No que se refere aos documentos – mais especificamente no comprovante de residência – há algumas regras a seguir. Sendo assim, se o comprovante estiver em nome do cônjuge é necessário enviar a certidão de casamento ou escritura de união estável. Além disso, o comprovante deve estar no nome dos moradores em um prazo de 120 dias antes das enchentes.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Após pedir o saque, o trabalhador pode indicar o crédito em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco para receber o pagamento, sem pagar nada. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Outros municípios incluídos no saque emergencial FGTS
No último fim de semana os moradores dos municípios de Floresta Azul (BA), Ubaitaba (BA), Vitória da Conquista (BA) e Mário Campos (MG), já começaram a retirar o FGTS. Para os baianos o prazo de saque vai até 28 de março, enquanto os moradores de Mário Campos podem retirar até o dia 14 de Abril.
Sendo assim, até agora a CEF liberou o saque do FGTS emergencial para 21 municípios da Bahia e outros 8 em Minas. Os municípios baianos são:
- Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Itororó, Jequié, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado, Teixeira de Freitas, Ubaitaba e Vitória da Conquista.
Leia mais: Prova de Vida tem novas regras
Já no território mineiro os moradores dos seguintes municípios têm direito:
- Águas Formosas, Almenara, Machacalis, Mário Campos, Mateus Leme, Poço Fundo, Rio Manso e Sabará podem retirar o dinheiro.
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: