A Pensão por Morte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um benefício pago mensalmente para segurados que eram dependentes da pessoa que veio a óbito, sendo ele aposentado ou não na hora da sua morte, é um tipo de substituição do valor que o finado ganhava em sua aposentadoria ou salário.
Como funciona a Pensão por Morte do INSS?
O benefício da Pensão por Morte é válido apenas para dependentes de trabalhadores urbanos que vierem a falecer, além disso, a idade do dependente também influência no tempo de pagamento do benefício.
Leia Mais: Má notícia para aposentados: INSS pede suspensão de processos de revisão da vida toda
Para dependentes com menos de 22 anos a duração do benefício é de 3 anos, para dependentes entre 22 e 27 anos, a duração é de 6 anos, para os que tem entre 28 e 30 anos, duração de 10 anos, a partir de 31 anos até os 41 anos, duração de 15 anos, dos 42 aos 44 anos, 20 anos de duração, por fim a partir de 45 anos para cima o benefício se torna vitalício.
O que é necessário para solicitar a pensão por morte?
Os dependentes do falecido que quiserem solicitar a pensão por morte devem apresentar alguns requisitos, para conjugues é preciso comprovar casamento ou união estável na data do falecimento do segurado, para os filhos é necessário possuir menos de 21 anos de idade, a menos que possua alguma deficiência, ou seja, inválido, para os pais do segurado é necessário comprovar a dependência econômica e para os irmãos é preciso comprovar a dependência econômica e possuir idade abaixo de 21 anos, exceto se o irmão possuir deficiência ou invalidez.
Leia Mais: Auxílio Gás 2023: Passo a passo completo de como se cadastrar para receber o benefício
Além disso, é necessário a certidão de óbito ou algum documento para comprovar a morte, e os documentos para comprovar à dependência do segurado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como solicitar a pensão por morte ?
A solicitação por de ser feita de maneira online ou presencial. Assim, para realizar o pedido de forma presencial é necessário agendar o atendimento em uma agência ligando no telefone 135.
Leia Mais: Maravilha: Saiba onde conseguir empréstimos do Auxílio-Brasil; Bancos ainda efetuam processo!
Caso quiser solicitar de forma online é possível fazer pelo site do MEU INSS, confira o passo a passo:
- Acesse o site meu.inss.gov.br
- Clique em Entrar;
- Na tela inicial, abaixo do seu nome, busque por “pensão” e seleciona a opção Pensão por Morte Urbana ou Pensão por Morte Rural;
- O sistema vai pedir para atualizar os dados do seu cadastro, atualize e clique em AVANÇAR;
- O sistema vai informar algumas regras, depois clique em Continuar;
- Por fim, confirme seus dado e preencha todas as informações e anexe todos os documentos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Assim, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.