Os criminosos estão se aproveitando da tecnologia para aplicar vários golpes. Isto porque, com a utilização cada vez mais da internet e de meios eletrônicos para fazer transações bancárias facilitou a atuação de criminosos.
Dessa forma, os golpes estão cada vez mais sofisticados, já que os criminosos conseguem criar sites, aplicativos muito parecidos com o original e assim acaba enganando as pessoas que as vezes pensa que está fazendo uma operação segura, mas na verdade está sendo vítima de um golpe.
Até mesmo o Nubank não escapou dos golpistas, isto porque está circulando aplicativos falsos da fintech. Desse modo, a maior incidência de golpes é relacionado ao Pix. Entenda.
Como é aplicado o golpe?
Este novo golpe está sendo aplicado sobretudo em lojas e empresas, já que o crime ocorre no momento do pagamento via Pix.
O criminoso se dirige ao estabelecimento e abre o aplicativo falso em seu celular do Nubank e na hora de efetuar o pagamento, o golpista adiciona todos os dados na frente do vendedor como forma de passar confiança e de que o pagamento está sendo feita.
Desse modo, o aplicativo fake também gera um comprovante falso de pagamento e o vendedor acaba acreditando que os valores foram transferidos para a conta da empresa e acabam descobrindo que tudo foi um golpe muitas horas depois. Dessa forma, muitas empresas estão sofrendo com diversos prejuízos devido a este golpe.
É interessante saber que os golpistas ao chegar no local que vai fazer as “compras” conferem os dados da empresa por meio das informações fixadas com o qr code do pix. Além disto, como forma de obter os dados da empresa, o criminoso pode ir um dia anterior e fazer uma compra de forma efetivada, mas no valor baixo, para descobrir os dados da empresa.
Dessa forma, como o criminoso já tem os dados do Pix do estabelecimento já deixa o aplicativo falso preparado para simular que a transferência está realmente sendo feita.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como me proteger do golpe do Nubank?
Para que sua empresa não caia no golpe do Pix, é necessário orientar os funcionários e até você mesmo para conferir na hora da transação se o valor caiu realmente na conta. Isto porque, os criminosos aproveitam horários em que a instituição está cheia e não existe tempo para conferencia se o valor realmente caiu na conta ou não.
Leia Mais: Saiu agora: Ministro do Trabalho confirma NOVO AUMENTO no salário dos aposentados; Confira
Desse modo, como o Pix é instantâneo não deixe de conferir se o valor realmente caiu na conta. Ademais, saiba que outros aplicativos de instituições financeiras também estão sendo falsificados, por isso sempre confira a sua conta no momento da compra.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Assim, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.