Prova de vida do INSS não será mais presencial
A prova de vida é um procedimento realizado pelos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para comprovar que estão vivos e aptos a continuar recebendo o seu benefício do INSS. No dia 02 de fevereiro foi assinada uma portaria que mudou a forma de realização desse procedimento.
Leia mais: Empréstimo consignado: Segurados do INSS terão margem maior para contratar
Com a portaria assinada no dia 02/02, a prova de vida do INSS terá mudanças que deixarão o processo mais confortável aos segurados do INSS. Acontece que agora a prova de vida do INSS não precisará mais ser de forma presencial e nem será realizada pelo próprio segurado.
Isso mesmo! Agora, a prova de vida será feita através do cruzamento dos dados dos sistemas da Previdência Social com o sistema dos órgãos governamentais. Além disso, a portaria proíbe que as instituições obriguem o segurado a fazer a prova de vida.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como será o funcionamento do processo?
A prova de vida será feita através da análise de dados conforme as atualizações feitas nos sistemas do governo, como o do Sistema Único de Saúde (SUS), nos últimos 10 meses após a data do último aniversário do segurado. Se, nesse período, não acontecer nenhuma movimentação do segurado nesses sistemas, será encaminhado uma notificação para que ele compareça até a agência.
Leia mais: Maravilha! Nova margem liberada para empréstimo INSS
O Projeto foi apresentado pelo Deputado Pompeo de Mattos (PDT) com o objetivo de tornar esse procedimento mais confortável aos segurados do INSS. Antes da assinatura da portaria, a prova de vida poderia ser feita em domicílio apenas se o segurado tivesse 80 anos ou mais e dificuldade de locomoção. Porém, muitos com menos idade já tem esse problema.
A implementação das mudanças na prova de vida tem o prazo até dia 31 de dezembro para ser feita. Portanto, o bloqueio por falta de prova de vida fica suspenso até essa data. A expectativa é que, no futuro, o procedimento seja feito de forma 100% on-line. Para isso, a Previdência precisará implementar mais canais para essa finalidade.
Leia mais: MARAVILHA R$1400 liberado para todos do INSS
Se você gostou das informações sobre prova de vida, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: