Os beneficiários do INSS poderão receber os atrasados liberados pelo Conselho de Justiça Federal. Cerca de 150 mil pessoas terão direito aos valores, que somam cerca de R$ 1,12 bilhão. Devido a um recurso que pode ser solicitado, os valores de direito podem ser até maiores. Confira em seguida:
Muitas vezes, quem recebe ou solicita receber benefícios previdenciários precisa ingressar com alguma ação judicial com a finalidade de reaver valores que estão incorretos ou que possuem direito e, por algum motivo, não foram liberados.
Os beneficiários que ganham as ações recebem em lotes. Então, mais um lote foi liberado para essas pessoas. Continue lendo para saber como fazer a consulta se você vai receber:
O que são os atrasados do INSS?
Os atrasados do INSS são valores devidos aos beneficiários, geralmente pagos por determinação da Justiça Federal, após movimentação de ações judiciais. O Instituto paga por meio de requisições de pequeno valor- RPVs e precatórios.
Leia mais: Notícia quente: Prova de vida do INSS mudou; Consulte as novas regras
O que são RPVs e Precatórios?
As RPVs são pagamentos das ações judiciais que não passam de 60 salários mínimos. Nessa modalidade, o recebimento ocorre de forma mais rápida, cerca de até dois meses após a decisão judicial. Para as ações acima desse valor, os pagamentos são por precatórios, que demoram mais para entrar na conta, já que movimentam mais recursos.
Quem tem direito aos atrasados do INSS?
No lote liberado agora, os beneficiários que recebem são aqueles que ganharam as ações contra o Instituto e cujo a ordem de pagamento teve emissão no mês de janeiro. Para que possa receber, é preciso que não tenha mais possibilidade de recurso por parte do INSS, ou seja, que ele não possa mais recorrer.
Leia mais: Notícia quente: Essas pessoas podem se aposentar aos 40 anos; Veja se você é uma delas
Quando será o pagamento dos atrasados do INSS?
O Conselho de Justiça Federal libera os lotes para que os Tribunais Regionais Federais- TRFs façam o pagamento para os beneficiários. Portanto, as datas de pagamento são de responsabilidade de cada TRF. Quanto a consulta, os beneficiários também precisam fazer através do site dos tribunais, que estão em seguida.
Como consultar se tem direito aos atrasados do INSS?
TRF da 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP ⇾ Clique para consultar aqui;
2ª Região: RJ e ES ⇾ Clique para consultar aqui;
3ª Região: SP e MS ⇾ Clique para consultar aqui;
4ª Região: RS, PR e SC ⇾ Clique para consultar aqui;
5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB ⇾ Clique para consultar aqui.
Leia mais: Notícia boa: INSS antecipa pagamentos de Fevereiro antes do carnaval; Saiba mais
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!