Um dos grandes desafios do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), no Brasil, é a grande fila para atendimento. Isso principalmente para quem precisa de uma perícia médica para receber um determinado benefício.
Em muitos casos, o tempo médio de espera para receber chega a 223 dias, como é o caso do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Então, tem gente que realmente precisa do benefício do INSS e acaba sem receber por conta disso.
Além disso, também há uma grande demora para o agendamento da perícia médica. Segundo dados do próprio governo, a situação é ainda mais crítica na região Nordeste, onde a demanda é grande e a falta de médicos também é mais latente.
Filas do INSS seguem como grande desafio do país

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Agora, o INSS, que desde 2019 tem uma nova regra de previdência social, aumentando o tempo de contribuição para se aposentar, não consegue resolver o problema das filas. Então, também há casos de gente que demora até quatro meses para receber a pensão por morte do companheiro.
Desta maneira, muita gente fica em situação financeira complicada durante um determinado período por conta disso. Então, é preciso o governo agir e fazer alguma ação concreta para, realmente, conseguir reduzir essas filas do INSS.
Veja em seguida: Notícia quente: Prova de vida do INSS mudou; Consulte as novas regras
Até por conta disso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), promete tentar resolver essa situação a partir deste ano, com algumas ações específicas. Desse modo, há uma possibilidade de melhora.
Ainda de acordo com previsões feitas pelo próprio governo, é possível, ainda este ano, as filas de espera de 90 dias, caiam para 45 dias. Isso, em uma média geral do atendimento.
Até porque o INSS atende diversos casos, como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente, BPV e outros itens dos quais os cidadãos precisam de ajuda. E, no caso específico das doenças, por exemplo, não dá para demorar.
Afinal de contas, as pessoas precisam desse benefício para a subsistência e também para o tratamento médico. Então, quanto mais rápido for o atendimento do INSS, melhor.
Veja em seguida: Urgente: Saiba quem são os beneficiários do INSS que terão 25% de aumento; Veja
O que o governo pretende fazer?
Por fim, a principal proposta do governo federal para acabar com as filas do INSS é apostar em mutirões em todas as partes do Brasil. Desta maneira, poderá tentar minimizar o problema a curto prazo e resolver de vez a longo prazo.
Assim, uma das ideias é pegar um grupo grande de médicos peritos e levar para as regiões onde as pessoas mais precisam de atendimento. Assim, em pouco tempo, o INSS poderá encurtar essa fila, que vem se arrastando.
Com isso, também mais gente vai se beneficiar com os mutirões e vai conseguir receber a aposentadoria em menos tempo. Então, vai ter uma melhora significativa com a qualidade de vida após o mutirão do INSS.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Veja em seguida: Precatórios do INSS já estão disponíveis para saque; Veja datas e valores disponíveis