Na manhã da última quarta-feira(2) o presidente Jair Bolsonaro participou, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura da portaria que muda as regras da prova de vida 2022. Com isso os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS em geral tem uma nova forma de provar que estão vivos e continuar recebendo seus salários ou benefícios. Assim, se você se encaixa nesse grupo, é necessário conhecer quais são os documentos necessários.
Leia mais: INSS vai pagar R$ 6000,00 a alguns segurados em 2022
Até o momento, o aposentado ou pensionista que quisesse continuar recebendo seu benefício tinha a necessidade de comparecer à agência de saque para fazer a prova de vida. Ao chegar lá o segurado deve apresentar seu documento de identificação, bem como fazer a biometria e apresentar o cartão de débito do banco. Caso contrário o benefício estaria suspenso. Agora as regras são outras e os documentos também.
Confira como funciona a nova prova de vida 2022 e quais são os documentos necessários.
Documentos necessários na prova de vida 2022
A grande novidade é que de acordo com as novas mudanças no procedimento da prova de vida 2022 dos segurados, esse não precisa mais sair de casa para provar nada. Isso porque agora a prova de vida acontece através de um sistema de cruzamento entre as bases de dados do governo em seus três âmbitos: federal, estadual e municipal. Além disso, informações de instituições privadas também são válidas, bem como procedimentos em órgãos públicos.
Com isso, nota-se que, na verdade, para a nova prova de vida não é necessário documento algum, pois todo o processo de validação das informações que falamos acima é automático. Para entender melhor, entenda quais sãos os tipos de dados que o sistema busca para a prova de vida automática:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS ou qualquer outro aplicativo de entidades ou órgãos públicos que possuam certificação de identidade no acesso;
- Contratação de empréstimo consignado aprovado por biometria
- Atendimentos: presencial no INSS ou por biometria em instituições com convênio, perícia por telemedicina ou presencial e pelo SUS
- Vacinação
- Cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito
- Atualização do cadastro único
- Votação nas eleições
- Emissão/renovação de: passaporte, carteira de trabalho, carteira de motorista, carteira de identidade, alistamento militar
- Recebimento de benefício por biometria
- Declaração de imposto de renda
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Apenas nos casos em que não houver nenhum dos eventos acima, que validam a prova de vida automática, o segurado receberá uma notificação exigindo a prova por meio eletrônico. Com isso, o objetivo é que o beneficiário realmente não tenha necessidade alguma de sair de casa.
Fim da Suspensão
Vale lembrar que até o ano passado a prova de vida estava suspensa em razão das medidas sanitárias restritivas que a pandemia da covid-19 causou. Aliás, o estado da comprovação de vida era esse desde março de 2020, quando tivemos a chegada das restrições. Mesmo assim, o INSS continuou a realizar os pagamentos sem bloqueio, suspensão ou até cessação dos benefícios e casos de não realização da prova vida.
Leia mais: Entenda o que é o 14º salário
Como a pandemia não acabou, a prova de vida continuou suspensa até o fim do ano. Foi nesse período que o Diário Oficial da União trouxe a informação de que o INSS só passaria a suspender benefícios em 2022. Felizmente para esse ano temos essa novidades acima para a prova de vida no INSS
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: