Durante o mês de dezembro do ano de 2022, o STF liberou novas regras para que brasileiras e brasileiros que tiveram sua carteira assinada antes do ano de 1994, e então passaram recentemente pela Reforma da Previdência.
Entenda mais informações sobre como a Reforma de Previdência deve influenciar na revisão da vida toda do INSS no artigo em seguida!
Como está funcionando a revisão da vida toda?
É importante esclarecer que a revisão da vida toda funciona como uma maneira de reconsiderar o valor do benefício de muitos aposentados e pensionistas.
Então, se você tem a sua carteira assinada antes do ano de 1994 e se aposentou depois de 1999, pode ter direito a um benefício bem maior do que recebe.
Além disso, o segurado tem direito à diferença dos anos em que recebeu menos do que deveria, com as devidas correções, conforme são os pagamentos em causas judiciais.
Outro ponto importante em relação ao funcionamento da revisão da vida toda, é que ela não vai acontecer de forma espontânea. Isso porque, a única forma de conseguir a revisão é fazendo uma solicitação judicial.
Leia em seguida: Recebo pensão por morte, posso me aposentar? Veja como funciona
Como fazer o pedido da revisão da vida toda?
Para fazer a solicitação da revisão da vida toda é importante que o segurado contrate um advogado para que ele possa entrar com um processo.
Nesse processo, ele deverá alegar e deverá anexar os documentos que comprovem que o valor do seu benefício não condiz com os que você recolheu para o INSS.
Vale pontuar que é muito importante que sejam feitos cálculos para entender se de fato vale a pena dar entrada nesse processo. Isso porque, para fazer diferença no seu benefício, o segurado deve ter recolhido valores muito superiores antes do ano de 1994.
Leia em seguida: Novidade: Quem recebe menos de R$ 2600 vai ter ajuda do governo para quitar dívidas; Veja como vai funcionar
Últimas novidades sobre a Revisão da Vida Toda!
Desde a aprovação no STF, já liberaram diversos processos e várias pessoas continuam querendo saber como funciona a revisão da vida toda do INSS.
Portanto, todos os dias saem novidades em relação a esse caso e a última é que o INSS está muito preocupado com a quantidade de processos e alega que não tem como dar conta de tantas revisões.
De acordo com esse quadro, o órgão está tentando segurar novos processos para revisão da vida toda. Entretanto, não precisa se preocupar, pois isso é só um freio da instituição.
Vale destacar que o direito à revisão da vida toda já foi conquistado pelos cidadãos brasileiros e o fato de acontecer alguns adiamentos, não significa que você não vai receber os valores corrigidos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!