Você pode pedir a revisão da aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quando perceber algum erro no momento de receber o benefício. Até porque é nesse momento no qual há mais incidência de erros por parte do próprio instituto. Nesse contexto, a revisão pode aumentar o valor do seu salário, desde que realmente exista erro, nos casos de análise errada, documentação não entregue ou mudanças na lei.
Leia mais: Golpe dos Empréstimos Consignados
Esses acima são alguns erros que geralmente alteram o valor da sua aposentadoria, para baixo, é claro. No entanto, é totalmente possível corrigir se você solicitar uma revisão. Para isso, você precisa se certificar do erro no pagamento através da carta de concessão e da memória de cálculo da aposentadoria.
Confira agora como é possível solicitar a revisão de aposentadoria do INSS
Como solicitar a revisão de aposentadoria INSS
Não existe restrição para o pedido, então segurado que não concorde com o benefício que o INSS paga, pode solicitar a revisão. No entanto, para pedir a revisão é necessário estar atento ao prazo de no máximo 10 após o pagamento do seu primeiro salário pelo INSS.
Um outro ponto, o aposentado deve realizar a revisão primeiramente junto ao INSS, caso contrário, não é possível chegar com o pedido à justiça. Entretanto, nos casos em que o instituto demorar muito para responder o segurado, aí sim é possível ir recorrer ao juiz com comprovante do requerimento.
Para entrar com o pedido de revisão, o beneficiário deve ter em mãos:
- Carteiras de trabalho;
- Holerites;
- Guias de recolhimento;
- Carta de concessão da aposentadoria;
- CNIS;
- Extrato previdenciário;
- Cópia do processo de aposentadoria.
Com esses documentos em mãos, você pode optar pelo atendimento presencial, sim, ele ainda existe. Veja como:
O aposentado vai precisar ligar na central de atendimento 135 e optar pelo serviço de Revisão de Aposentadoria ou Benefício. Escolhido o serviço, será informada uma data para levar os documentos acima na agência e, assim efetivar o requerimento. Bem rápido, não?
Outra maneira de pedir a revisão da aposentadoria é pelo site Meu INSS, pela aba Serviços em Destaque. Basta clicar em Agendamentos/Solicitações, e assim pedir um Novo Requerimento. Feito isso, uma lista de serviços disponíveis irá aparecer.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como existem muitos serviços disponíveis é necessário escolher a aba de Recurso e Revisão, após isso apenas a Revisão. Fique atento pois na maioria dos casos costuma aparecer uma página de atualização das informações cadastrais e você precisa preencher corretamente.
Na sequência você deve aceitar a revisão e as informações gerais sobre o atendimento à distância. Além disso, é necessário ficar atento ao resultado que o instituto pode dar através do telefone , site ou aplicativo.
Possíveis revisões
Existem algumas possíveis revisões da aposentadoria do INSS, entre elas, as principais são:
- Revisão para vida toda: direito dos aposentados antes de julho de 1994 e com ele é possível aumentar o valor da aposentadoria assim como de algumas pensões.
- Revisão burco negro: direito de revisão para os aposentados entre 05/10/1988 até 05/04/1991. Durante essa época não existiu o Regime Geral de Previdência Social, com isso não houve correção monetária.
- Revisão do Teto: Para ter direito a essa Revisão, a aposentadoria deve ter sido concedida entre 05/04/1991 e 31/12/2003, além de ter sido limitada pelo Teto do INSS no mesmo período.
Leia mais: INSS Liberou Calendário de Pagamentos
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: