Junto com o ano de 2022 vem uma grande dúvida dos aposentados, que se refere a se realmente eles têm direito a receber os pagamentos de acordo com a revisão do artigo 29 do INSS. Isso porque em meados do ano passado o governo realizou o pagamento das penúltimas parcelas do benefício por invalidez que estavam atrasados. Além disso, esse pagamento corrigia os benefícios pagos de 2002 a 2009, nos quais os valores estavam desajustados. Esse erro tomou conhecimento dos beneficiários e passou a se chamar de “Revisão do artigo 29 do INSS”.
Leia mais: Aumento de margem para todos do INSS
Se o seu medo é não receber o valor devido, fique tranquilo pois isso não acontecerá. Isso porque os pagamentos da revisão do artigo 29 ocorrem através de um acordo entre o Governo Federal e o Ministério Público, que foi feito desde 2012. Nessa época, as instituições governamentais admitiram um erro de interpretação do artigo 20 da Lei nº 8.213/1991, a qual não eliminava os 20% de contribuições menores do aposentado.
Entenda agora se você tem direito a receber os pagamentos da revisão do artigo 29 do INSS!
Veja quem possui direito a receber a revisão do artigo 29 INSS
Essa revisão se aplica aos segurados do INSS que receberam benefícios que o instituto pagou durante o período de 2002 e 2009. Assim, temos ao todo oito lotes de pagamentos da Revisão do Artigo 29 do INSS já foram liberados.
Nesta etapa, os beneficiários que possuem o direito de receber os valores atrasados são os segurados que tiveram seus benefícios encerrados no dia 17 de abril de 2012. Esta é a data da citação do INSS na ação civil pública.
Com isso, o INSS vai pagar as divergências de valores para os segurados com as seguintes características:
- Aqueles que tiveram benefícios encerrados;
- Segurados com idade máxima de 45 anos,
- Aqueles segurados que possuem valores atrasados chegam à R$ 6 mil,
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O prazo previsto para o fim dos pagamentos é até maio do ano em que estamos. E nesse pagamento atual os beneficiários que receberão são os que estão nas duas últimas situações acima. Ou seja, segurados com idade máxima de 45 anos e ainda aqueles que têm até R$6 mil em valores atrasados.
Confira como ficou a tabela de pagamentos:

Vale destacar que a fim de organizar os pagamentos da revisão, o instituto organizou os segurados de acordo com o número final do benefício. Mas, isso é sem considerar o dígito que fica após o traço.
Saiba sobre a liberação do pagamento
Se você deseja obter informações sobre a liberação dos pagamentos, fique tranquilo pois não tem segredo, tudo funciona de forma muito simples.
Para consulta dos beneficiários temos as seguintes opções:
- Entrar no site do INSS utilizando CPF;
- Baixar e acessar o aplicativo Meu INSS, por meio de cadastro de dados;
- Ligar para a Central de Atendimento através do telefone 135.
Leia mais: 14° Salário não vai votar em plenário
Além disso, você pode ficar sempre ligado nas informações do João Financeira, pois sempre que tiver uma novidade, pode ter certeza que ela estará aqui.
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: